quinta-feira, 6 de julho de 2017

TCR: As declarações dos pilotos antes de Vila Real

Neste fim de semana, o TCR Portugal e o TCR Ibérico vão ter a sua quarta ronda, desta vez nas ruas de Vila Real. Com doze carros inscritos, e uma participação espanhola muito reduzida - apenas dois carro, da dupla Gustavo Moura e Faust Salom, e o Seat da andorrenha Amalia Vinyes - a grande novidade será a participação de Francisco Marrão, que andará ao volante do SEAT Leon MK2 que habitualmente disputa o Campeonato Nacional de Montanha, e que será inscrito na categoria TCR2.

Para Francisco Abreu, que chega à cidade transmontana no segundo lugar da geral - e que vai correr nas duas provas do fim de semana - estas corridas são importantes para a luta pelo campeonato, já que perdeu pontos importantes na ronda anterior, em Portimão.

É evidente que ninguém gosta de ser abalroado em plena corrida. Infelizmente aconteceu e os planos para mais um fim de semana de corridas é simples: ganhar, ganhar ou ganhar. Claro que sempre com respeito pelos adversários, mas tendo a consciência que sou dos mais rápidos do campeonato. Mas só isso não dá vitórias e tendo total e absoluta confiança no Team Novadriver, acredito que o VW Golf GTI TCR estará próximo da perfeição numa pista muito difícil e exigente, quer para carros quer para pilotos”, declarou.

Nuno Batista e Edgar Florindo irão andar no circuito citadino com o objetivo de melhorar as suas performances e tentar chegar ao pódio neste final de semana.

Espero acima de tudo que esta prova decorra sem azares e assim sendo, tenho a convicção que podemos lutar por um lugar entre os três primeiros. A nossa época teve um começo difícil, com o SEAT Leon TCR a mostrar-se algo desajustado face à nossa forma de condução, o que trouxe algumas dificuldades que não esperávamos. No Algarve já foi possível observar alguma evolução e agora em Vila Real, espero que seja possível melhorar ainda mais. À semelhança dos outros circuitos e especialmente aqui, estaremos em desvantagem em relação aos pilotos que competem a ‘solo’. No entanto vamos à luta e queremos sair daqui felizes com o que conseguimos nas duas corridas”. adiantou Nuno Batista.

Esta prova tem tudo para correr melhor que as duas anteriores. Acredito que Vila Real possa ser o ponto de viragem para um bom caminho ao nível de resultados e também das afinações e por isso conto em ter um bom carro para esta jornada, disputada na minha terra e perante o público da minha cidade, num circuito de que gosto muito. Estou bastante motivado para dar o meu melhor e sobretudo espero ter carro para lutar pelos lugares cimeiros. Com duas provas disputadas nesta categoria, o meu ritmo é cada vez melhor e por isso temos tudo para sair daqui no Domingo com os resultados que ansiamos”, referiu Edgar Florindo.

Já da parte de Francisco Mora, o piloto da Seat, o íder isolado do campeonato, quer manter a posição. O piloto nortenho luta para revalidar o título conseguido o ano passado e chega a Vila Real motivado para dar mais um passo no sentido de concretizar este objetivo.

A motivação está no topo, mas não penso em arriscar demasiado, até porque posso perder mais do que ganhar, já que pelas características do circuito, citadino e com poucas escapatórias, um toque e uma saída são normalmente muito penalizadoras. A inexistência de pontos de ultrapassagem, torna a qualificação fundamental de forma a conseguir um bom lugar à partida e de poder estar na luta pela vitória…”, começou por dizer em entrevista à Autosport portuguesa.

Este é um circuito de que gosto muito, mas que peca pela inexistência de pontos de ultrapassagem, o que torna a qualificação fundamental. Um bom lugar à partida, pelo menos na primeira linha, é sinónimo de estar na luta pela vitória e um possível bom resultado final. De outra forma é quase impossível recuperar de uma má prestação nos treinos”, concluiu.

Por parte de Rafael Lobato, o piloto do Audi RS3 TCR considera Vila Real como a sua casa, e espera que nesta corrida, ele tenha melhores resultados daqueles que alcançou em Portimão, onde foi vitima de problemas mecânicos que condicionaram a sua corrida, ele que divide o carro com Patrick Cunha.

Apesar dos problemas sentidos em Portimão, ainda consegui um bom excelente resultado, face à adversidade e, agora, quero dar continuidade já em Vila Real. É sempre um enorme prazer disputar corridas na ‘Bila’, pois tenho o apoio de todos os vilarealenses e isso, pode não parecer, mas é muito importante. O carro parece estar já curado das maleitas de Portimão, eu estou motivadíssimo para este fim de semana de corridas em Vila Real e tenho como único objetivo a vitória" começou por dizer.

"Correr na minha terra e num circuito que conheço muito bem, não me deixa outra alternativa do que estabelecer os mais ambiciosos objetivos. Neste caso só poderia ter em mente vencer a minha corrida e esperar que o meu colega de equipa possa fazer o mesmo na dele. O apoio do público de Vila Real é entusiástico e se aumenta as minhas responsabilidades para não os desiludir, cria também uma grande força que pode ajudar na luta pela vitória. A minha experiência da corrida do ano passado nos TCR é um preciosa ajuda, que espero aproveitar na plenitude este ano” concluiu Lobato.

Eis o horário das provas:

Sábado:

10H40 – Treinos Livres 1 (30m)
14H20 – Treinos Livres 2 (30m)
17H35 – Qualificação (35m)

Domingo:

11H50 – Corrida 1 (25m)
16H00 – Corrida 2 (25m) 

Sem comentários: