domingo, 2 de julho de 2017

WRC 2017 - Rali da Polónia (Final)

Thierry Neuville acabou por ser o vencedor do Rali da Polónia, conseguindo aproveitar bem o acidente de Ott Tanak para subir ao lugar mais alto do pódio pela terceira vez nesta temporada e aproximar-se de Sebastien Ogier, que foi terceiro, mas que manteve a liderança do campeonato. Pelo meio, Hayden Paddon ficou com o segundo posto, marcando uma dobradinha para a marca coreana, a primeira desta temporada, e claro, o primeiro pódio para o piloto neozelandês.

Nas quatro especiais que faltavam neste último dia, começou com Tanak ao ataque, para conseguir a liderança. Venceu a especial sobre Neuville, conseguindo quase cinco segundos e a liderança do rali por 1,8 segundos, mas na especial seguinte, em Paprotki, deitou tudo a perder quando capotou e ficou pelo caminho. 

Aconteceu numa zona com muita lama na floresta. Dei um toque numa barreira e isso mandou a frente contra uma árvore. E foi isso. Se queres ganhar tens que dar tudo…” disse Tanak, que perdeu um minuto e 44 segundos nessa especial, e não prosseguiu mais.

Neuville prosseguiu, vencendo a 22ª especial, consolidando assim a sua liderança, e na Power Stage, foi a vez dos que desistiram antes brilharem, para ver se conseguem pontos extra. Foi o que aconteceu com Jari-Matti Latavala, que foi o melhor, na frente de Sebastien Ogier e Andreas Mikkelsen.

No final, depois do pódio Neuville-Paddon-Ogier, Dani Sordo deu o quarto lugar a Hyundai, o que significa que a marca coreana ficou com três dos quatro primeiros lugares. O francês Sebastien Lefebvre conseguiu o seu melhor lugar da temporada, sendo o melhor dos Citroen neste rali. Teemu Suninen portou-se bem nesta sua estreia numa máquina do WRC, acabando na sexta posição da geral, e provavelmente largou um bom cartão de visita sobre o que pocderá fazer no Rali da Finlândia, ficando na frente de Mads Ostberg e Elfyn Evans, ambos em Ford. Andreas Mikkelsen foi o nono, na frente de Juho Hanninen, o Toyota sobrevivente deste rali.

Agora, máquinas e pilotos vão voltar à estrada dentro de um mês, no Rali da Finlândia.

Sem comentários: