sexta-feira, 23 de março de 2018

ERC 2018 - Rali dos Açores (Dia 2)

O russo Alexey Lukyanuk lidera destacado o Rali dos Açores, prova inaugural do Europeu de Ralis. Concluídas nove especiais deste rali, o piloto do Ford Fiesta R5 tem um avanço de 21,8 segundos sobre Ricardo Moura, segundo e a estrear o seu Skoda Fabia R5. Bruno Magalhães fecha o pódio, algo distante da dupla Moura-Lukyanuk, mas tem atrás de si o eslovaco Martin Koci e o britânico Chris Ingram. Já Bernardo Sousa, no seu Citroen DS3 R5, é o sétimo da geral enquanto que Carlos Vieira era o português que fechava o "top ten" neste rali açoriano, no final deste segundo dia.

O dia começou com Ricardo Moura ao ataque, tentando aproximar-se de Alexey Lukyanuk. E na primeira passagem por Pico da Pedra, o local venceu o russo por 1,1 segundos e aproximou bastante do piloto da Ford. Bruno Magalhães foi terceiro, a 2,5 segundos de Moura e batendo o eslovaco Koci. Já Bernardo Sousa foi apenas nono, caindo para o sétimo posto da geral.

No troço seguinte, o de Feteiras, contudo, Moura sofreu um furo e perdeu 13,2 segundos para Lukyanuk, e nesse momento estava agora mais sozinho na liderança do rali, pois tinha uma vantagem de 14,8 segundos sobre o piloto açoriano. Bruno Magalhães foi o terceiro na especial, e como Martin Koci perdeu 14,1 segundos para Lukyanuk, o piloto do Skoda aproximava-se do terceiro posto da geral.

A seguir, os pilotos fizeram a primeira passagem pelo mítico troço das Sete Cidades, e aqui, Lukyanuk voltou a vencer - apesar de ele ter dito depois que tocou por duas vezes nas barreiras... - e alargou em mais seis segundos a sua vantagem para Moura. Bruno Magalhães foi o terceiro, cedendo 16,5 segundos, com o britânico Chris Ingram a ser o quarto e Martin Koci a perder algum tempo, tanto que o quarto posto da geral agora começava a ser ameaçado pelo Skoda de Magalhães...

Na parte da tarde, na segunda passagem por Pico da Pedra, Lukyanuk voltou a vencer, alargando a sua vantagem em mais 0,1 segundos sobre Bruno Magalhães e mais 0,2 sobre Ricardo Moura. Ingram foi o mais prejudicado, perdendo quatro segundos e caindo para o quinto posto da geral, atrás de Koci e Magalhães.

Contudo, foi o piloto português a reagir e na oitava especial, conseguiu ser o mais veloz, 0,9 segundos à frente de Ricardo Teodósio e 1,1 sobre Ricardo Moura. Lukyanuk foi 1,7 segundos mais lento, mas manteve a liderança, agora com 20,4 segundos de avanço sobre Moura, enquanto que Magalhães era agora terceiro, passando Koci, que nesta especial foi apenas sexto, cinco segundos mais lento do que o vencedor.

No final do dia, na segunda passagem por Sete Cidades, e com o nevoeiro a baixar no local, Bruno Magalhães conseguiu ser mais veloz, batendo Chris Ingram por cinco segundos e Alexey Lukyanuk por sete. Já Ricardo Moura foi o quarto, a 9,2 segundos, deixando Martin Koci a vinte.

Na geral, depois do trio Lukyanuk-Moura-Magalhães, Chris Ingram era agora o quarto, tendo passado Martin Koci nessa luta, e ambos estavam a menos de um minuto do líder. Frederk Ahlin era o sexto, a um minuto e 37 segundos, com Bernardo Sousa não muito longe, a um minuto e 54 segundos. Rhys Yates era o oitavo, a dois minutos e 29 segundos, e a fechar o "top ten" estavam o norueguês Frank Tore Larsen e o português Carlos Vieira, no seu Hyundai.

Amanhã termina o Rali dos Açores, com a realização das restantes seis especiais. 

Sem comentários: