sábado, 24 de março de 2018

ERC 2018: Rali dos Açores (Final)

O russo Alexey Lukyanuk venceu o Rali dos Açores, prova de abertura do Europeu da categoria, vencendo o local Ricardo Moura e Bruno Magalhães, que provavelmente vai ser o seu maior rival durante o campeonato que começou agora. O piloto russo da Ford venceu com um avanço de 16,4 segundos sobre Moura e 25,7 sobre Bruno Magalhães.

"Fiquei tão feliz que fiz alguns 'donuts' antes do final. Agradeço à minha equipa, meus patrocinadores, todos fizeram um ótimo trabalho. Vamos tentar fazer o melhor possível e sermos espertos", disse Lukyanuk.

"Acho que o Alex fez um grande rali, ele merece. Tivemos alguns problemas, mas conseguimos guiar este carro, para nós é muito bom. Parabéns ao Alex", respondeu Moura, dando os parabéns ao piloto russo.

"Os pneus não eram os corretos, estamos em slicks agora. Não foi possível fazer melhor. Foi bom rally, infelizmente algumas pequenas coisas não correram bem, mas mostrei o meu ritmo. Eu posso fazer melhor, mas estou feliz", disse Magalhães no final do rali.

O último dia do rali, com mais seis especiais de classificação, começou com Lukyanuk ao ataque, vencendo na primeira passagem por Graminhais, vencendo com 2,7 segundos de vantagem sobre Moura, com Lakasz Habaj no terceiro posto. Bruno Magalhães era o sétimo na especial, perdendo 25,2 segundos. Já Bernardo Sousa sofreu um pião e tinha problemas de motor, perdendo um minuto e 15 segundos na especial.

Lukyanuk voltou a vencer, na primeira passagem por Tronqueira, conseguindo mais 6,3 segundos a Magalhães e 7,2 a Moura, enquanto que Sousa acabaria por desistir por causa dos seus problemas com o motor. Na especial, o turco Orha Avcioglu capotava no seu Skoda Fabia R5 e causava perturbações na especial.

Na pequena especial do Grupo Marques, o polaco Hubert Ptaszek foi o melhor, na frente do seu compatriota Habaj, enquanto que Lukyanuk foi apenas nono, a 4,9 segundos do vencedor, mas na frente de Magalhães (23º a cinco segundos atrás dele) e de Moura, que ficou logo a seguir, a 11 segundos do vencedor.

Na parte da tarde, na segunda passagem por Vila Franca de São Brás, o Skoda de Fabian Kreim conseguiu surpreender Lukyanuk, conseguindo batê-lo por 0,9 segundos, enquanto que Bruno Magalhães foi o terceiro, a 3,9 segundos. Atrás, Martin Koci e Chris Ingram andavam na sua luta pessoal pelo quarto posto da geral, trocando constantemente de lugares. Com o primeiro lugar garantido, Lukyanuk "levantou o pé" e deixou que Magalhães ganhasse a penúltima especial do dia, a segunda passagem por Graminhais, ganhando 9,1 segndos a Lukyanuk, apenas quarto, mas na frente de Ricardo Moura.

E no final, Magalhães foi o melhor, com Lukyanuk a perder 36 segundos, mas ele já estava em modo festa, para comemorar algo que andava à procura desde há algum tempo: vencer o Rali dos Açores e suceder a Bruno Magalhães na lista de vencedores. A última especial ainda ficou arcada pela desistência de Martin Koci, que perdeu uma roda no seu Skoda Fabia R5.

Com os quatro primeiros definidos - Chris Ingram ficou com o quarto posto por "default", seguido pelo sueco Frederk Ahlin. O húngaro Norbert Herczig foi o sexto, a quatro minutos e dois segundos, seguido por Lukasz Habaj, o britânico Rhys Yates e os portugueses Ricardo Teodósio e José Pedro Fontes.

O europeu prossegue entre os dias 5 e 7 de maio, nas Canarias.

Sem comentários: