domingo, 22 de maio de 2022

WRC 2022 - Rali de Portugal (Final)


Kalle Rovanpera consolida a sua liderança com a sua terceira vitória consecutiva, primeira em terras portuguesas, batendo o carro de Elfyn Evans. E Dani Sordo impediu "in extremis" - ou seja, na Power Stage de Fafe - que o pódio fosse totalmente dominado pela Toyota, conseguindo tirar o terceiro lugar da boca da Katsuta Takamoto, no terceiro Toyota. 

“Neste momento parece que estamos a guiar muito bem”, referiu Rovanperä, com a naturalidade que lhe é habitual. “Começar a abrir a estrada, aqui, e mesmo assim conseguir lutar pela vitória, foi muito bom. Um grande obrigado ao Jonne [Halttunen, seu navegador] e também à equipa – tivemos condições muito duras no terreno e o nosso carro foi sempre perfeito. Podemos todos estar muito felizes”, apontou.

Com cinco especiais antes de completar a prova nesta manhã, com passagens duplas por Felgueiras e Fafe, a última dos quais em Power Stage, e a passagem única por Montim, o dia começou com Rovanpera a abrir, ganhando 2,7 segundos sobre Evans e 4,9 sobre Tanak. Sordo era sexto, a 6,7 mas mais importante, tinha Takamoto à vista, pois tinha recuperado cinco segundos ao japonês. 

Tanak depois ganhou em Montim, mas foi Rovanpera, 0,5 segundos atrás do estónio, que levou a melhor, pois ficou na frente de Evans, e afastou-se pela margem mínima, já que neste momento, estavam a 8,5 segundos um do outro. O estónio voltou a triunfar em Fafe, na primeira passagem pela mítica especial, com Evans a ficar em terceiro, a 3,6, e a ganhar algum tempo a Rovanpera, que tinha sido sétimo, a 5,5. Sordo, quarto na especial, estava agora a menos de um segundo de Takamoto.

"Não foi fácil - estava ficando cada vez mais nebuloso e chovendo um pouco mais, mas é assim. Vamos ver na segunda passagem. Em nossa posição, não é tão confortável ir a fundo, mas vamos tentar ser rápidos e inteligentes.", disse o finlandês.

Rovanpera triunfou na segunda passagem por Felgueiras, aplicando mais 2,4 segundos sobre Evans, ficando mais confortável na prova, enquanto Takamoto, sexto na especial, tentava afastar-se de Sordo, conseguindo mais dois segundos. Mas seria suficiente?

Não foi. Se Kalle Rovanpera foi o melhor em Fafe, já Sordo aplicou-se e conseguiu o segundo melhor tempo, 2,1 segundos atrás do finlandês, enquanto Evans foi quinto, a 5,1 e Takamoto a 6,2. Suficiente para o espanhol conseguir o seu primeiro pódio do ano, à custa do japonês, já que a diferença entre ambos ficou-se pelos 2,1 segundos. 

"Dei o meu melhor. Não sei o que vai acontecer. Taka merece e nós também merecemos. Não fomos tão rápidos nas etapas durante todo o fim de semana, então terminar em terceiro seria bom, mas quero ser rápido para todo o fim de semana." disse Sordo no final da especial.

Depois dos quatro primeiros, o belga Thierry Neuville foi o quinto, a 2.37,8, distante do sexto, Ott Tanak, a 4.45,7. Pierre-Louis Loubet foi o sétimo, e o melhor dos Ford, a 5.52,1, na frente de Craig Breen, a 7.03,4. E a fechar o "top ten" ficaram od franceses Adrien Formaux, no seu Ford Puma Rally1, a 8.09,6, e o Citroen de Yohan Rossell, a 13.48,9.

O WRC continua na Sardenha, entre os dias 2 e 5 de junho, dentro de duas semanas.

Sem comentários: