domingo, 29 de setembro de 2024

A(s) image(ns) do dia








Foi um fim de semana bem movimentado. Acontece todos os anos, e claro, dezenas de milhares de pessoas aparecem na minha cidade, Leria, para ver os carros que desfilam e expõem, perante a curiosidade e o fascínio de todos os apreciadores de automóveis. E sempre que alguém vai lá, todos saem com algo consigo para levar para casa. 

Confesso: eu mesmo levei para casa uma biografia do Gilles Villeneuve, do Gerald Donaldson. É melhor que um modelo de Formula 1...

No meio disto tudo, vi gente conhecida, carros interessantes, incluindo o famigerado Tesla Cybertruck, o primeiro em Portugal, aparentemente. Quando li a placa, cheguei a pensar: "querem ver que se tocar, o carro desmancha-se?". Outro carro que me chamou a atenção, foi um McLaren cinzento com matricula espanhola. Porquê? Estava à venda!

Mas esse não era o meu favorito. Era o Alfa Montreal, vermelho, desenhado por Bertone. 

Não havia só carros. Havia motos, muitas motos, bicicletas - houve desfiles de ambos, ao longo do fim de semana - e os convidados especiais estiveram aqui a abrilhantar o espectáculo. Mikko Hirvonen era o nome maior, mas também estava gente como Kris Meeke, Bruno Magalhães, Ricardo Teodósio, entre outros, para as máquinas do CPR, o campeonato de Portugal de Ralis, se exibissem. Afinal de contas, faltam duas semanas para o Rali do Vidreiro, a prova final da competição. 

Na sexta e sábado, os desfiles aconteceram até à madrugada, e hoje foi o desfile final, no centro da cidade. Dezenas de carros, de diversas eras do século XX - e algumas motas, carrinhas e camiões - abrilhantaram perante milhares de pessoas que foram passear pelo centro da cidade, num dia de outono, sem nuvens. Todos os anos é assim, desde há mais de uma década, e já faz parte da paisagem.

Teve calor, gente e entusiastas. É o que todos gostam. E para o ano, há mais.

Sem comentários: