sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

Noticias: Lappi regressa no rali da Suécia


A Hyundai anunciou o seu alinhamento para o rali da Suécia, que acontecerá dentro de uma semana, e a grande novidade é que, ao lado de Adrien Formaux e Thierry Neuville, o finlandês Esapekka Lappi será o terceiro piloto da marca, naquela que é a sua primeira participação desde 2024 - curiosamente, o ano onde ganhou em paragens suecas. Lappi, que andou a correr em 2025 no campeonato finlandês de ralis, afirmou estar animado pelo seu regresso e quer mostrar que a sua carreira ainda não acabou.

"Estou muito surpreendido e entusiasmado com esta oportunidade de voltar a conduzir ao mais alto nível. Em certos ralis do WRC, as minhas últimas participações não foram muito bem-sucedidas, por isso gostaria de tentar mudar isso este ano.” , começou por afirmar. 

Questionado sobre a ordem na estrada, já que vai partir mais atrás que o normal, disse que depende da neve que estiver no solo na altura da passagem do carro.

Se houver neve fresca, é uma grande vantagem começar atrás, porque a trajetória é limpa após cada carro, o que significa que a aderência vai ficando melhor. Se não houver neve fresca, apenas gelo, então pode ser mais lento para os carros atrás, pois os primeiros estão a remover a neve e o gelo do solo e, em superfícies soltas, a aderência é pior. Além disso, se houver cascalho, os pneus desgastam-se muito mais do que os dos carros da frente.”, afirmou.

E sobre o rali propriamente dito, disse que a aderência limitada e a velocidade são fatores a ter em conta.

Como finlandês, pessoalmente não é o rali mais desafiante, mas as velocidades realmente elevadas, além da aderência limitada e do contraste dentro e fora da trajetória, tornam-no um maior desafio. Tudo pode correr mal tão facilmente a essas velocidades, mesmo que cometa apenas um pequeno erro.”, concluiu.

O rali da Suécia acontecerá entre os dias 13 e 15 de fevereiro. 

Sem comentários: