quarta-feira, 16 de julho de 2008

GP Memória - Inglaterra 1983

Mais de um mês após a jornada canadiana, máquinas e pilotos regressavam à Europa, para correr no circuito de Silverstone o GP inglês. A novidade deste Grande Prémio, em termos de calendário, era que seria disputado num Sábado, em vez de ser num Domingo. Seria a última vez que seria assim.



Em termos de equipas, havia mais uma entrada, que trazia junto com ele o regresso de um nome mítico da Formula 1: a Honda. A Spirit era uma das melhores equipas de Formula 2, e queria dar o salto para a categoria maior. A Honda queria também estrear o seu motor Turbo, mas queria fazê-lo de forma discreta, para ver como se comportavam de inicio, antes de dar o salto para equipas maiores. Como piloto, escolheram o sueco Stefan Johansson.

Entretanto, a RAM arranjava outro piloto para substituir, desta vez, o canadiano Jacques Villeneuve. Era o inglês Kenny Acheson, que fazia aqui a sua estreia na Formula 1. Apesar de, aparentemente, conhecer a pista, não foi o suficiente para ser um dos três pilotos não qualificados nos treinos para a corrida, sendo que os outros dois foram o venezuelano Johnny Cecotto e o italiano Corrado Fabi.

Entretanto, nos lugares da frente, a Ferrari aproveitava a sua potência extra para colocar os seus carros na linha da frente. O melhor foi o francês René Arnoux, no seu Ferrari, tendo a seu lado o seu companheiro Patrick Tambay. Na segunda fila restavam o francês Alain Prost, no seu Renault, tendo a seu lado o novo Lotus-Renault 94T de Elio de Angelis. Os Brabham ficaram com a terceira fila, com... Riccardo Patrese o quinto, e Nelson Piquet era o sexto. Stefan Johansson conseguira levar o novo Spirit-Honda para o 15º posto.

Na partida, os Ferrari lutaram pela liderança, com Prost, Patrese e Cheever logo atrás. Na batalha entre vermelhos, Tambay levou a melhor, mas o Renault de Alain Prost estava atento às movimentações. O alto ritmo das voltas iniciais causou estragos no pelotão: nas primeiras dez voltas, o De Angelis, Cheever, Patrese e Johansson desistiram com problemas de motor ou de combustível.


Entretanto, Piquet suba lugares, e estava em quarto lugar por alturas da volta 15. Nessa altura, Arnoux perdia velocidade e começou por ser ultrapassado primeiro por Prost, e depois por Piquet. Na volta 20, Prost assalta Tambay pela liderança e conseguiu o seu intento, ficando por lá até ao fim. Algumas voltas mais tarde, à 31ª passagem pela meta, foi a vez de Piquet fazer o mesmo.


O resto da corrida foi mais calmo, com alterações nos lugares inferiores. Nigel Mansell fez uma paragem mais tardia e compensou a estratégia, terminando colado a Tambay, na quarta posição. Arnoux, depois de lutar contra Mansell, conseguiu o quinto posto, enquanto que Niki Lauda foi o melhor dos não-turbo, ao acabar a prova no sexto lugar, à frente do Alfa Romeo de Mauro Baldi. Com esta terceira vitória do ano, alain Prost cimentava a sua lidernça, mas Nelson Piquet e René Arnoux espreitavam por um qualquer deslize...



Fontes:

3 comentários:

João Anaquim disse...

Boas, Tira-me uma dúvida, Tu falas do Jaques Villeneuve neste artigo como estando já nessa altura na F1, mas ele não se estreou na categoria só 13 anos mais tarde?

Abraço

Speeder76 disse...

Compreendo a confusão, João. Trata-se do "Oncle Jacques", o irmão do Gilles Villeneuve e tio do Jacques Villneuve. Não teve uma grande carreira como o irmão, mas foi o primeiro canadiano a ganhar numa prova da então CART...


http://en.wikipedia.org/wiki/Jacques_Villeneuve_%28elder%29

João Anaquim disse...

Pois, eu esqueço-me sempre que o Jacques tem um tio com o mesmo nome. Não sabia era que ele também tinha tentado a sua sorte na F1.

Obrigado pelo esclarecimento, é o que dá ter nascido em 1989...

Abraço: