quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Um lindo troféu, sem dúvida!

A organização do GP do Brasil pediu ao centenário arquitecto Oscar Niemeyer, o homem que desenhou Brasilia, que projectasse o troféu que oferecerá ao vencedor da corrida, este Domingo.



Segundo o próprio Niemeyer, o desenho original foi feito em... quinze segundos, e tem como inspirações, uma das colunas do Palácio da Alvorada, sede da Presidência da Republica, em Brasilia, e o volante estilizado de um Formula 1.

Como pessoalmente, Oscar Niemeyer é um dos meus arquitectos perferidos, para mim, este troféu é o mais lindo do ano. Muito melhor do que aquelas imitações com o símbolo do Banco Santander, quase um insulto aos pilotos...

Jà agora, deixo-vos com a sua definição de beleza, que encontrei no Blog do Groo: "Não é o ângulo reto que me atrai. Nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual. A curva que encontro nas montanhas do meu País, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, nas nuvens do céu, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o Universo - o Universo curvo de Einstein".

2 comentários:

Anónimo disse...

Linda, linda taça mesmo, embora eu ainda prefira aquelas tradicionais, enormes e douradas... mas tá aí o exemplo de que quando o brasileiro quer, sabe fazer algo de realmente valoroso para os olhos do mundo. O problema é que isso parece ser cada vez mais raro...

Felipão disse...

Eu prefiro a tradicional tbém, mas perto aquelas do Santander, já é um avanço dos grandes;;;