segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Corrida dos Campeões de 2009 vai ser no Porto

A noticia vem na edição desta semana do jornal Autosport: a corrida dos Campeões de 2009 vai-se realizar no Estádio do Dragão, no Porto. Depois do Stade de France e de Wembley, a corrida que se costuma realizar-se em Dezembro, como encerramento da época automobilistica, vai ter como palco Portugal. Segundo o jornal, o evento está praticamente garantido, faltando apenas a assinatura formal do contrato.




A Corrida do Campeões é um evento idealizado pela francesa Michelle Mouton, ex-piloto de ralies dos anos 80, e que teve como cenário original, as Ilhas Canárias. O evento começou em 1988, como forma de homenagear o finlandês Henri Toivonen (que dá o nome ao troféu de Campeão), tinha originalmente apenas pilotos de ralies, mas com o tempo, alargou-se para outras categorias, como a Formula 1, NASCAR, Turismos ou a Le Mans Series.


De 1988 até 2003, a Gran Canária acolheu o evento, altura em que se rumou para o Stade de France. Para os críticos, a mudança das Canárias para Paris, num novo formato que nada tinha a ver com o original, tirou alguma da emoção ao eventos, mas adicionou novos condimentos mais de acordo com uma prova de pista, o que trouxe mais pilotos. Após a saída de França, veio a passagem pelo estádio de Wembley, onde a assistência em 2007 ficou aquém do esperado. Este ano continuará a ser no mítico estádio inglês, mas em principio, será o último ano nesse local, passando depois para paragens portuguesas.

3 comentários:

Anónimo disse...

É curioso ver como surgem essas provas comemorativas, que aos poucos passam a ser uma espécie de tradição quase obrigatória no calendário.

O GP da Granja Vianna, no interior de SP, começou como uma reunião de amigos pós-campeonato, algo totalmente amador, e no último ano teve a presença de estrelas internacionais como Michael Schumacher e Dan Wheldon. Além disso, já há alguns anos algumas redes de televisão fecham contrato para transmitir boa parte da prova ao vivo.

Não conhecia a história da Corrida dos Campeões... muito legal, também.

Germano disse...

notícia maravilhosa!!!!

agora tenho mais um pretexto pra ver alguns parentes em terras Lusitanas, ainda mais na sede do meu time de coração =P

kimi_cris disse...

Bem podia ser na Luz ou em Alvalade assim no Dragão não dá para ir ver.

Grande Abraço!

Kimi_Cris