sexta-feira, 10 de julho de 2009

GP Memória - Inglaterra 1994

Uma semana depois de Magny-Cours, em França, a Formula 1 estava em Silverstone para correr o Grande Prémio britânico. Apesar de ser uma temporada dominada por Michael Schumacher, dezenas de milhares de fãs foram na mesma a Silverstone para aplaudir os seus pilotos. Muitos pensavam que poderiam ver de novo o seu herói Nigel Mansell, mas o "Red Five" tinha nesse mesmo fim de semana uma corrida na CART nos Estados Unidos, ao serviço da Newman-Haas, e o jovem escocês David Couthard voltou para guiar o carro numero dois.

Silverstone marcava o meio de uma temporada no mínimo caótica. Acidentes graves e mortais já tinham acontecido, a Formula 1 teve que aplicar regulamentos à pressa para acalmar a opinião pública, mas poucos, para além dos especialistas, viam que a temporada estava a ser dominada por um jovem piloto alemão, que mostrava muito bem que era talentoso: Michael Schumacher. em 70 pontos possiveis, o piloto da Benetton tinha 66, e Damon Hill, o seguindo classificado, tinha apenas... 29 pontos. Praticamente o título já tinha dono, pensavam muitos.

Contudo, isso não impedia que exisitsse competição para ser o melhor, pelo menos no fim de semana inglês. Na qualificação, a luta pelo "pole-position" foi a três, entre Michael Schumacher, Damon Hill e o Ferrari de Gerhard Berger. O melhor foi o piloto inglês, que conseguiu bater o piloto alemão por 0,2 segundos. A segunda fila era toda da Ferrari, com Berger a ser melhor do que Jean Alesi, enquanto que na terceira fila, Mika Hakkinen era o quinto a partir, com o Jordan de Rubens Barrichello ao seu lado. David Coulthard e o Tyrrell de Ukyo Katayama partilhavam a quarta fila, enquanto que a fechar o "top ten" encontravam-se o segundo McLaren de Martin Brundle e o segundo Benetton de Jos Verstappen.

A agitação no dia da corrida começou quando o carro de Coulthard ficou parado na grelha. Pegou logo depois, mas teve de partir do fundo da grelha. Ao mesmo tempo, Eddie Irvine, no seu segundo Jordan, via o seu motor Hart sobreaquecer e abandonava ainda antes da corrida começar. E no próprio momento da partida, o motor Peugeot de Brundle "explodia" com estrondo, deixando o veterano piloto inglês "na mão" apenas poucos metros depois de partir!


Deixando de lado estes precalços, Hill sai melhor do que Schumacher, seguido de Berger, Barrichello, Alesi e Verstappen. O piloto inglês tentava distanciar-se do lider do campeonato, esperando ganhar algo que foi negado nos outros lados, excepto em Barcelona. Mas no meio da confusão inicial, poucos tinham reparado que Schumacher tinha ultrapassado Hill na volta de aquecimento, por duas vezes. Os comissários tinham visto, e decidiram aplicar uma penalização de cinco segundos, tendo de fazer um "stop-and-go" para cumprir esse castigo.


Quando na 17ª volta, Schumacher vai à boxe, julgava-se que iria cumprir essa penalização, mas em vez disso, este vai fazer um reabastecimento normal. Os comissários interpretam isto como sendo uma desobediência às ordens, e na volta 21, mostram uma bandeira negra, sinal de desclassificação, acompanhado de uma placa com o numero 5. Só que o alemão e a Benetton ignoram simplesmente o sinal até à volta 26, altura em que a Benetton sinaliza o seu piloto para que este venha à boxe para cumprir a penalização. E isso só aconteceu depois do então director de corrida, o belga Roland Bruynseraede, ter ido à box da Benetton e avisar Flavio Briatore. Cumpre-a, mas da desclassificação provavelmente não se livrava...

Schumacher cai para quarto, depois do stop-and-go, mas pouco depois volta á segunda posição, quando Berger e Hakkinen vão para as boxes. O alemão tenta apanhar Hill, mas não consegue alcançá-lo. Mais atrás, Berger faz a sua troca, mas desiste na saída da segunda paragem, porque o seu motor Ferrari quebrou. Assim sendo, Barrichello fica na terceira posição, que perde quando volta às boxes para o seu segundo reabastecimento.

Nas voltas finais, Barrichello consegue apanhar Hakkinen, e tenta ultrapassá-lo de todas as maneiras, para ficar com o quarto lugar. A sua melhor hipótese é na última curva, quando se mete por dentro. Mas o finlandês fecha a curva e ambos batem. Barrichello vai às boxes, ignorando que aquilo era a última volta da corrida, e perde a posição. Hakkinen consegue voltar à corrida e é ele que mantêm esse quarto posto.


Na meta, Hill vence em casa, seguido por Schumacher e Alesi. Mas pouco depois, os comissários desclassificam Schumacher e é Alesi que fica com o segundo lugar, com Hakkinen a ficar com o terceiro lugar. Barrichello foi quarto, David Coulthard chegou à quinta posição e Ukyo Katayama ficou com o último lugar pontuável.


Fontes:


Santos, Francisco - Formula 1 1994/95, Ed. Talento, Lisboa/São Paulo, 1994

2 comentários:

Carlos Garcia disse...

Ele não sabia que era a última volta... nossa.. eu lembro disso!!! ahahahhaa...

Boaa!!

Anónimo disse...

Damon Hill venceu em Silverstone, na pista que seu pai Graham jamais conseguiu. Em 8 presenças na famosa pista, o melhor resultado de Graham Hill foi o 2º lugar em 1965.