sábado, 24 de julho de 2010

Formula 1 2010 - Ronda 11, Alemanha (Qualificação)

Por um milésimo se perde, por um milésimo se ganha. É talvez uma fracção de segundo, mas é assim que se mede a diferença entre a pole-position e o segundo lugar da grelha. E foi essa a diferença entre o Red Bull de Sebastien Vettel, que conseguiu aqui uma pole-position em casa, e Fernando Alonso, que tenta, em conjunto com a Ferrari, melhorar os resultados decepcionantes das últimas corridas para a Casa di Maranello.

Aliás, esta qualificação é um duelo entre Ferrari de Red Bull, já que os seus pilotos monopolizaram as duas primeiras filas da grelha de partida, com Felipe Massa a superar Mark Webber na segunda fila da grelha de partida por cerca de meio segundo, uma diferença bastante maior.

"Foi muito renhido, seria interessante calcular o que é que significa mesmo 0,002 segundos. Sabiamos que os Ferrari estavam muito competitivos e muito fortes aqui e foi excelente conseguir esta pole. A minha última volta não foi cem por cento limpa, pois cometi alguns pequenos erros, mas foi suficiente para ficar com a pole. Estou muito satisfeito com esta pole em casa, mas penso que amanhã vai ser uma grande batalha com os carros vermelhos", afirmou Vettel, provavelmente o homem do dia na Alemanha, em declarações captadas pelo Autosport português.

Já Fernando Alonso respondeu, de modo aliviado: "Temos que ficar felizes. Estamos no pelotão da frente pela primeira vez na temporada e isso é, definitivamente, um passo à frente para nós. Estivemos competitivos durante todo o final de semana e estou confiante com o carro.", começou por dizer. "Finalmente conseguimos um sábado perfeito. É óbvio que perdemos a pole position por uma pequena margem, mas todos os pontos são marcados amanhã, não hoje, então precisamos seguir concentrados.", concluiu, em declarações captadas pelo site brasileiro Tazio.

Deste duelo, a McLaren ficou de fora, mas nem tudo foi mau, pois ficaram com o quinto e sexto lugares, e continuam a ser os melhores carros com motor Mercedes. E nestes treinos - algo raro neste ano, diga-se - Jenson Button conseguiu superar Lewis Hamilton. Nos quatro últimos lugares do Q3, nota-se que Robert Kubica continua a mostrar solidez, ao ficar com o sétimo posto da grelha, que Rubens Barrichello e Nico Hulkenberg demonstram que o conjunto Williams-Cosworth está em franco desenvolvimento, com o veterano brasileiro, prestes a chegar ao 300º Grande Prémio da sua carreira, a ser oitavo, e o novato alemão, mais um a jogar em casa, a ficar com o décimo lugar. Entre eles ficou o Mercedes de Nico Rosberg, num algo decepcionante nono posto.

Mas se Nico está um pouco abaixo das espectativas, pior ficou o veterano Michael Schumacher. Para além de falhar o Q3, ficando com o 11º tempo, o facto de ter sido batido por um novato como Hulkenberg, pode demonstrar que as coisas no reino da Mercedes precisam de ser espevitadas, sob pena do regresso do alemão ser considerado como mais um passo em falso de alguém que não soube retirar a tempo, do que propriamente o regresso de um campeão.

Outros que ficaram de fora da Q3 foram os Sauber de Pedro de la Rosa e Kamui Kobayashi, que fugiram um pouco da consistência das últimas corridas, dos Force India, que desta vez não foram para além do 14º lugar, através de Adrian Sutil. Deveria ter sido essa a posição de largada, mas pouco depois, os comissários de pista de Hockenheim decidiram punir Sutil em cinco posições, caindo para o 19º posto. Pior foi Vitantonio Liuzzi, que sofreu um forte despiste na Q1, que causou a interrupção da sessão de qualificação, e foi ver o resto da sessão nas boxes.

Para finalizar, das novatas, a melhor continua a ser a Lotus, só que com uma ligeira alteração do guião, com Jarno Trulli a ser melhor do que Heiki Kovalainen. Na Virgin, Timo Glock foi o melhor, já que Lucas di Grassi não marcou qualquer tempo, enquanto que Bruno Senna, de regresso ás lides, conseguiu a melhor posição do ano, ao largar do 21º posto.

1 comentário:

Anónimo disse...

Que treino, o melhor do ano. Pra corrida, eu acho que se Massa largar bem pode passar o alonso e ate ganhar a corrida. Vamos ver.
Visitem:
http://f1ontemehoje.wordpress.com/
Abraço