domingo, 18 de julho de 2010

GP Memória - Holanda 1965

Uma semana depois da Formula 1 ter corrido em Silverstone, máquinas e pilotos atravessal o Mar do Norte para correr na pista de Zandvoort, palco do GP da Holanda, sexta ronda de um campeonato cada vez mais dominado por Jim Clark e a sua Lotus.

Depois de na pista inglesa o pelotão se ter alargado com a entrada de diversos pilotos locais, na Holanda as coisas voltaram um pouco à normalidade, essencialmente com as equipas oficiais e mais as entradas da Reg Parnell, com Richard Attwood e Innes Ireland, da Rob Walker Racing com Jo Siffert e Jo Bonnier, e inscrição individual de Bob Anderson.

Nas oficiais, tinhamos a Lotus com Jim Clark e Mike Spence, a BRM com Graham Hill eJackie Stewart, a Brabham com Dan Gurney e Dennis Hulme - de novo Jack Brabham primava pela ausência - a Cooper tinha Bruce McLaren e Jochen Rindt, a Ferrari tinhaJohn Surtees e Lorenzo Bandini e a Honda desta vez só tinha um carro para o americanoRichie Ginther.

Após as sessões de qualificação, Graham Hill conseguiu superar o carro de Jim Clark, que tinha também na primeira fila o Honda de Ginther, sinal de que se trabalhava bem no lado japonês. John Surtees era o quarto, seguido pelo Brabham de Gurney. Na terceira fila estavam o segundo BRN de Stewart, o segundo Brabham de Hulme e o segundo Lotus de Spence. A finalizar o "top ten" estavam o Cooper de McLaren e o Brabham de Siffert, inscrito pela Rob Walker Racing.

No momento da partida, Ginther surpreende a todos quando sai com o seu Honda na liderança da corrida. A coisa era algo inusitada, mas na segunda volta, Hill apanhou Ginther e ficou no comando da corrida, enquanto que Clark fazia a mesma manobra no final da quarta volta. Logo a sequir, o escocês atacou o BRM de Hill para em pouco mais de uma volta ficar com a liderança da corrida, e se afastar até só voltar a ser visto após a bandeira de xadrez.

Mais atrás, Ginther começava a ficar para trás, sendo superado pelos BRM e Brabham, enquanto que Hill, ao tentar apanhar o escocês, também começava a ter dificuldades de andamento e ficava também para trás, e a meio da corrida cedeu o segundo lugar para o Brabham de Gurney. Pouco depois, Hill foi também superado pelo seu companheiro Stewart, que por sua vez partiu em busca de Gurney, no sentido de apanhar o americano.

O jovem escocês pressionou Gurney até que este cometeu um erro que o fez apossar do segundo lugar, e partiu em busca de Clark, mas este já se encontrava inalcançável, e contentou-se com uma dobradinha escocesa. Com Clark cada vez mais campeão e Stewart a igualar o seu melhor resultado de sempre, Dan Gurney ficava com lugar mais baixo do pódio. Nos restantes lugares pontuáveis ficaram o BRM de Hill, o brabham de Dennis Hulme e o Honda de Ginther, que dava o primeiro ponto de sempre à Honda.

Fontes:

Sem comentários: