terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Mais problemas sobre o filme de Niki Lauda

Desde há mais de meio ano que sabemos que Hollywood vai fazer um filme sobre Niki Lauda. "Rush" - é este o título provisório - será realizado por Ron Howard, terá um argumento de Peter Morgan e terá como atores o alemão Daniel Bruhl, no papel do austríaco Lauda, e o australiano Cris Helmsworth no papel do britânico James Hunt. O filme irá focar especialmente na temporada de 1976, especialmente no duelo Lauda/Hunt, o acidente de Nurburgring e a sua espantosa recuperação, bem como o desfecho no aguado GP do Japão, onde Lauda desistiu voluntariamente e entregou o título a Hunt. 

As filmagens já começaram na Grã-Bretanha e espera-se que este se estreie no final de 2012 ou no inicio de 2013, provavelmente para ver se é apanhado na corrida para os Óscares do ano que vêm. 

Pois bem, este poderia não ser o único filme sobre o acidente de Lauda. O Joe Saward fala esta tarde no seu blog que está a surgir uma polémica na Áustria, com um produtor cinematográfico a processar Lauda e a produtora que está a fazer "Rush", por estes terem os direitos de fazer um filme sobre esses eventos.

A história explica-se desta forma: em 2007, o produtor austriaco Hannes Schalle, da Moonlake Entretainement, decide fazer um filme sobre Lauda, baseado na sua biografia, "Meine Story", que em inglês se chamou "To Hell and Back". Nos três anos seguintes, andou a escrever um argumento, do qual pediu ajuda a vários jornalistas especializados, incluindo o próprio Joe Saward, e no final de 2010 tinha um manuscrito pronto, que foi apresentado a Lauda, e que gostou do que leu. Esse filme, que teria o título provisório de "33 Dias", teria como atores Daniel Bruhl - coincidência ou não - e Tom Felton, que participou nos filmes de Harry Potter, como James Hunt.

Schalle - que já fez videos para a Red Bull e em 2010 fizera um documentário sobre recuperações memoráveis do desporto, de seu nome "Aus eigner Kraft" (Contra todas as Probabilidades), onde Lauda era um dos temas - disse que já estava a começar a procurar por localizações e a sondar Daniele Audetto - que fazia parte da Ferrari em 1976 como diretor desportivo - para ser um dos consultores do filme. Até aproveitou para anunciar o filme no Festival de Cannes, em maio, afirmando que nesse verão iriam começar a rodá-lo, julgando ter o apoio de Lauda neste projeto. 

Contudo, dias depois, Peter Morgan, conhecido por ter escrito os argumentos de filmes como "A Rainha" e "Frost/Nixon",  anunciou que estava a fazer um argumento sobre o mesmo assunto, onde Hollywood deu a sua benção - e os dólares - e Ron Howard entrou no projeto. Isto arrasou Schalle, que após algum tempo, anunciou que iria processar legalmente quer Lauda, quer a produtora que está a fazer o filme. Algo que o austriaco já reagiu, afirmando que não está preocupado com o assunto.

Este poderá ser mais uma polémica a rodear o projeto, depois de no inicio do mês passado, ter estalado uma polémica entre a produtora e os habitantes de Yateley, no Hampshire, local onde está a antiga base aérea de Blackbushe, pois esta se situa numa área protegida por se situar perto de um santuário de aves. O conselho local reprovou primeiro a autorização para as filmagens, por esta não cumprir os procedimentos adequados em relação ao ruído.    

Sem comentários: