terça-feira, 31 de julho de 2012

O carro está fo****? Então vou às p****!

Não sei se é para levar a sério, mas como esta "estória" é referida hoje pelo site Jalopnik, eu coloco por aqui. Primeiro que tudo, quem conhece a história da Formula 1 sabe quem é Jean-Pierre Van Rossem. E se não sabem eu conto: era o senhor que foi o maior financiador da aventura da Onyx, em 1989, quando graças ao seu esquema - fraudulento - de finanças chamado Moneytron, arranjou dinheiro suficiente para colocar em marcha uma equipa que das trevas da qualificação, conseguiu um pódio e seis pontos das mãos do sueco Stefan Johansson.

O esquema foi tão bom que durou... pouco. No ano seguinte, a pretexto de um acordo falhado com a Porsche, abandonou a Formula 1 e foi apanhado pela justiça belga no caso da tal fraude. Para fugir de uma sentença de cinco anos de prisão, decidiu... candidatar-se ao parlamento belga, de forma a garantir imunidade parlamentar. E conseguiu!

Agora o excêntrico belga - barba e cabelos compridos, sem papas na lingua - decidiu contar uma historieta que aconteceu durante as 24 Horas de Spa-Francochamps de 1989, quando Van Rossem financiava e participava com uma equipa de dois Ferraris. E um dos pilotos que convidou foi o finlandês Keke Rosberg, então com 40 anos e retirado da Formula 1 desde 1986. E que até então, nunca se tinha metido numa corrida de Endurance.

Van Rossem conta a historieta: "Tinhamos problemas com as jantes num dos Ferrari Mondial dos Dubois Bros. Quando os travões aqueceram, estes se tornaram 'ovais' e começaram a afetar os travões inferiores. Pouco antes da meia-noite, já não tinhamos rodas suplentes e o diretor de equipa disse ao Keke que iria demorar entre quatro a seis horas para reparar o seu carro."  

"O que faz Keke? Pergunta-me onde ficava a "zona vermelha" de Liége (local onde ficam situados os bordéis da cidade), e ele sai dali, regressando às sete da manhã do dia seguinte, pronto para mais umas horas de corrida, como se nada tivesse acontecido. Definitivamente, ele não era um piloto para a Endurance", sentencia Van Rossem.

Interessante saber que depois disto, Rosberg tornou-se piloto oficial da Peugeot no Mundial de... Endurance, a bordo do modelo 905. E até nem se saiu mal, vencendo duas corridas e teve uma participação nas 24 horas de Le Mans. E ja agora, foi atrávés de Van Roosem que Rosberg conseguiu colocar um dos seus protegidos, o compatriota J.J. Letho, na Formula 1.

Quanto à história em si... bom, Rosberg nunca foi propriamente o piloto mais certinho daqueles tempos, portanto, pode ser credível. 

1 comentário:

Anónimo disse...

Grande história! Qual piloto atual faria isso hoje em dia? Raikkonen talvez? Será que Nico não tem nenhum irmãozinho belga perdido por aí?