quinta-feira, 11 de outubro de 2012

GP Memória - Estados Unidos 1972

Duas semanas depois de terem corrido em Mosport, máquinas e pilotos rumavam agora para Watkins Glen com o objetivo de correrem no Grande Prémio dos Estados Unidos, a última prova de um campeonato que já estava decidido desde há algum tempo, a favor da Lotus e de Emerson Fittipaldi.

O pelotão na pista americana tinha alargado de tal forma que estavam presentes nessa pista 31 pilotos para participar nessa corrida. A Tyrrell, por exemplo, tinha inscrito um terceiro carro para o francês Patrick Depailler, enquanto que a Lotus também tinha um terceiro carro, quando voltaram a chamar o australiano Dave Walker. A McLaren fizera a mesma coisa, dando um modelo M19 a um jovem estreante sul-africano chamado Jody Scheckter

A Ferrari continuava a ter três carros para Jacky Ickx, Clay Regazzoni e Mário Andretti, enquanto que a Surtees tinha quatro carros, para além dos seus pilotos regulares (Mike Hailwood, Andrea de Adamich e Tim Schenken) tinha outro carro para o local Sam Posey. Até o seu chefe John Surtees tinha um carro inscrito, mas acabou por não correr. A BRM tinha quatro carros nesta corrida, mas Bill Brack era aqui substituido pelo britânico Brian Redman.

Na qualificação, Jackie Stewart levou a melhor, na frente do McLaren de Peter Revson. Dennis Hulme, no seu segundo McLaren, era o terceiro, seguido pelo segundo Tyrrell de Francois Cevért. Carlos Reutemann era o quinto no seu Brabham, na frente de Clay Regazzoni, no seu Ferrari. Chris Amon era o sétimo no seu Matra, na frente de um surpreendente Scheckter, que conseguia meter o seu McLaren no oitavo lugar. Emerson Fittipaldi era o nono, no seu Lotus, seguido pelo segundo Ferrari de Mário Andretti.

A corrida começa com Stewart na frente, enquanto que Hulme consegue superar Revson, enquanto que este era vítima dos excessos de Clay Regazzoni, que ainda bateu em Reutemann. Isso beneficiou Fittipaldi e Scheckter, que ficaram respectivamente com o terceiro e quarto posto, com Ickx em quinto Regazzoni em sexto e Cevért no sexto lugar. Cinco voltas depois, o brasileiro foi às boxes para trocar um pneu, devido a um furo lento, colocando Scheckter no terceiro lugar.

Pouco depois, Cevért encontrou o seu ritmo e começou a carregar, passando primeiro os dois Ferrari e depois chegando-se a Scheckter, passando-o. Ele continuou com o seu ritmo até perto da metade da corrida, chegando-se a Hulme e conseguindo ultrapassá-lo, colocando ambos os Tyrrell nos dois primeiros lugares e protegendo Stewart.

Mais atrás, Fittipaldi tinha desistido, vitima da quebra de um braço da suspensão, e Scheckter tinha conseguido segurar o quarto lugar. Mas era pressionado pelo sueco Ronnie Peterson, que com o seu March, tinha vindo do 26º posto da grelha para chegar até à zona dos pontos, numa corrida impressionante. Na volta 40, o tempo, que tinha estado ensolarado até então, começou a ficar nublado e houve uma breve chuva a cair na curva 1. Alguns pilotos foram apanhados desprevenidos  um deles o novato Scheckter, que se despista e perde tempo. Peterson era o beneficiário, mas por pouco tempo, porque Ickx acabaria por o passar para o quarto lugar.

Mais tarde, na última volta, Peterson aproveita um problema com o motor de Ickx e ultrapassa-o, ficando com o quarto lugar.

Na frente, era o triunfo da Tyrrell: Stewart era o vencedor, Cevért era o segundo e Hulme ficava com o lugar mais baixo do pódio. Peterson ficava com o quarto lugar a Ickx, e Mário Andretti fechava os pontos.

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