quinta-feira, 18 de abril de 2013

A "recontratação" de Heiki Kovalainen

A noticia da recontratação do finlandês Heiki Kovalainen, poucos meses depois de ter sido dispensado para dar lugar a um dos dois pilotos pagantes, o francês Charles Pic e o holandês Gierdo van der Garde, pode ser entendida como um sinal de que pelos lados da equipa montada por Tony Fernandes, as coisas passaram de cavalo para burro, ainda por cima quando um carro com motor Renault consegue ser inferior a um Marussia-Cosworth, pelo menos neste inicio de temporada.  

Heikki Kovalainen tem seis anos de experiência na Formula 1, e pode-nos dar um feedback perfeito da sua experiência do ano passado com os pneus Pirelli, comparando-os a estes novos de 2013.”, disse Cyril Abiteboul, o director da equipa. O finlandês de 31 anos, com passagens pela Renault e McLaren, irá andar nas sessões de treinos livres do Bahrein e de Espanha.

Verdade, mas também é um sinal de que a equipa não está feliz com os dois pilotos. Van der Garde não convenceu ninguém e é eterno último classificado, sendo ainda pior que Charles Pic, que nunca deslumbrou no ano passado, quando esteve na Marussia. A recontratação de Kovalainen poderá ser visto como um sinal para ver como está este chassis, mas também um sinal a ambos os pilotos que caso não melhorem as suas performances, está lá um piloto mais experimentado que fará melhor do que eles.

Contudo, um dos pilotos, Gierdo van der Garde, não está preocupado com esta contratação: "Irei completar a temporada, isso está cem por cento seguro. Tenho um contrato válido, logo, não estou preocupado", comentou no site GPUpdate.

Mas também é outro sinal de que apostar no dinheiro e na inexperiência não está a compensar. Os outros dois "terceiros pilotos", o chinês Ma Qinghua e o americano Alexander Rossi não deslumbram, embora o americano tenha bastante mais talento do que o chinês, que foi terceiro piloto em Xangai, experimentando o carro perante o seu público. Mas andar exclusivamente a juntar os tostões para ver se faz um bom carro em 2014 é claramente um passo atrás na evolução do carro, e se calhar de uma certa forma, começa a entender-se uma certa saturação por parte de Tony Fernandes, que esperava que por esta altura já ter um dos seus carros nos pontos, e já vai na sua quarta temporada na Formula 1. E cada vez mais está a meter dinheiro na equipa, provavelmente desviando algum dos seus recursos das companhias aéreas...

Por agora, Kovalainen irá experimentar o carro no Bahrein, e ver se o chassis vale a pena. Caso contrário, e melhor começar a projetar o chassis de 2014, com o novo motor Renault Turbo...

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