quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Dakar 2016: Attiyah e Meo vencem, Gonçalves cai e desiste

A etapa de hoje, percorrida entre La Rioja e San Juan, no total de 712 quilómetros, 431 dos quais feitos em especial cronometrada, largaram as areias e voltaram às especiais duras de terra e algum cascalho. Contudo, nos bastidores, corria a polémica devido à penalização de Paulo Gonçalves em quase 50 minutos, em circunstâncias muito pouco esclarecedoras, e com uma explicação pouco convincente por parte da ASO.

A etapa começou com um atraso de meia hora devido aos helicópteros, que não conseguiram estar na zona da partida antes da hora marcada porque ficaram retidos devido a não terem chegado a tempo antes do escurecer no dia anterior. Feito o arranque, após a chegada dos helicópteros, a etapa ficou marcada pela queda de Paulo Gonçalves, que foi evacuado para o hospital e ficou sob observação. 

Nos automóveis, o melhor foi Nasser Al-Attiyah, que conseguiu um avanço de... nove segundos sobre o segundo classificado, Stephane Peterhansel. Sebastien Loeb é o terceiro, a 14 segundos, enquanto que Giniel de Villiers é o quarto, a dois minutos e 37 segundos.

Na geral, Peterhansel continua a dominar o Dakar, com uma vantagem de 51 minutos sobre Nasser Al Attiyah, enquanto que Giniel de Villiers era o terceiro, a uma hora e 17 segundos da liderança. Mikko Hirvonen é o quarto, com mais cinco minutos de distância sobre o piloto sul-africano da Toyota. Outro Toyota, o de Leeroy Poulter, é o quinto, a uma hora e 46 minutos.

Já nas motos, agora com Gonçalves de fora, Toby Price é cada vez mais o lider, e a KTM vai mais uma vez ser a vencedora no Dakar. A etapa foi ganha pelo francês Anthony Meo, numa KTM, com 18 segundos de vantagem sobre Toby Price. O chileno Pablo Quintanilla foi o terceiro, gastando mais dois minutos e 48 segundos do que o vencedor. O português Hélder Rodrigues, da Yamaha, foi o quarto, a seis minutos e 12 segundos.

Na geral, Price é cada vez mais líder, com 35 minutos e doze segundos sobre Stefan Svitko, enquanto que Anthony Meo é o terceiro, a 43 minutos e 46 segundos de Price, num monopólio da KTM. Pablo Quintanilla é o quarto, a 45 minutos e 19 segundos, enquanto que Helder Rodrigues é agora o sexto da geral, com uma desvantagem de uma hora, dois minutos e um segundo, mas com Kevin Benavides a cinco minutos.

Amanhã, o Dakar sai de San Juan e ruma a Villa Carlos Paz, no total de 931 quilómetros, 481 dos quais em especial cronometrada para as motos, 237 para os automóveis e quads. 

Geral: Carros

1º - Peterhansel/Cotteret (FRA) [Peugeot] 37:42,20
2º - Al Attiyah (QAT)/Baumel (FRA) [Mini] - a 51.55 minutos
3º - De Villiers (ZAF)/ Von Zitewitz (GER) [Toyota] - a 1.17,24
4º - Hirvonen (FIN)/ Perin (FRA) [Mini] - a 1.22,47
5º - Poulter/Howie (ZAF) [Toyota] - a 1.46,36

Geral: Motos

1º - Price (AUS) [KTM] 40:08,30 minutos
2º - Svitko (SVK) [KTM] a 35.12
3º - Meo (FRA) [KTM] - a 43.46
4º - Quintanilla (CHL) - a 45.19
5º - Benavides (ARG) [Honda] - a 57.35
6º - Rodrigues (POR) [Yamaha] - a 1.02,01 minutos

Sem comentários: