sexta-feira, 6 de maio de 2016

As polémicas do calendário da Formula E

Já está confirmado: a corrida da Formula E em Moscovo não vai ser realizada a 4 de junho. A organização fez o anuncio esta tarde, depois de ter feito o aviso à FIA. Contudo, arranjar um substituto está a se revelar difícil, pois as autoridades monegascas, com o qual a Formula E andavam a conversar seriamente por estes dias, mas isso acabou por ser descartado por causa de problemas logisticos. É que seria difícil colocar o material da Formula E tão poucos dias depois do GP do Mónaco de Formula 1, que vai acontecer uma semana antes do dia que pretendem preencher.

Esta é uma notícia infeliz, a de não correr em Moscovo a 4 de junho. Nós olhamos para diversas alternativas para substituir a etapa, mas não conseguimos encontrar uma solução viável para aquela data específica”, começou por dizer o CEO da Fórmula E, Alejandro Agag. “Nós exploramos todas as possibilidades incluindo um regresso ao Mónaco, mas não conseguiríamos organizar tudo em tão pouco tempo”, continuou.

Eu gostaria de expressar meu agradecimento ao Príncipe Alberto II de Mónaco, a Michel Boeri e ao Automobile Club de Monaco, que fizeram o seu melhor para tentar concretizar a presença da Fórmula E nas ruas do Principado para a segunda temporada. Nós focaremos agora nas três corridas restantes, em Berlim e a jornada dupla em Londres, que tenho certeza que dará uma conclusão emocionante à disputa deste campeonato”, concluiu.

Contudo, segundo conta hoje a Autosport britânica, este pode não ser o único problema que a Formula E está a enfrentar neste momento. É que para além de Moscovo, há também problemas em relação à ronda final da competição em Londres. Um grupo de cidadãos está a contestar a corrida no Battersea Park em tribunal, e o destino da corrida vai ser traçado a 24 de maio. Caso os tribunais revertam a decisão de realizar a corrida por ali, a chance da competição acabar a 21 de maio, data da corrida da Formula E em Berlim, é bem real.

E ver uma competição reduzida a dez corridas não é própriamente uma boa politica para uma competição que está na sua segunda temporada. Veremos.

Sem comentários: