domingo, 5 de fevereiro de 2017

A esperança espanhola no automobilismo

Tem 16 anos, teve boas prestações no kart e no ano passado, estreou-se na Formula 4 espanhola, com resultados interessantes. Contudo, há um detalhe: falamos de uma mulher. Chama-se Marta Garcia e é de Alicante. E claro, o seu objetivo é chegar à Formula 1 e seguir as passadas de Fernando Alonso.

Começando no karting com nove anos de idade, cedo entrou em competições internacionais, em em 2015, foi selecionado pela comissão das mulheres no automobilismo da FIA para o CIK-FIA Karting Academy Trophy... acabando por vencer. Para além disso venceu no mitico Trofeo delle Industrie, ficando ao lado de vencedores do passado, como Lewis Hamilton e Giancarlo Fisichella.

No ano seguinte, participou no campeonato europeu, terminando no quarto lugar do campeonato, mesmo com um mau fim de semana em Genk, na Bélgica, onde tinha chances legitimas de alcançar o campeonato.

Quando chegou aos monolugares, pouco depois de fazer o seu 16º aniversário, foi para a Formula 4 local, desconhecendo saber que tipo de concorrência iria ter. A adaptação não foi fácil, mas deu-se bem. "A transição para carros foi um pouco difícil, porque há grandes diferenças. Fiz alguns testes com a Koiranen GP, mas não por muito tempo e quando fiz a primeira corrida eu não tinha estado no carro há três meses", disse, em entrevista ao site Motorsport. 

"Mas acho que foi bom fazer as últimas quatro etapas porque agora eu tenho mais experiência em carros, então em 2017 eu posso fazer melhor", concluiu.

Garcia teve cinco quintos lugares como melhor resultado, acabando o campeonato na oitava posição. Em termos de regularidade, ela cumpriu os objetivos. E em 2017, quer voltar para fazer a temporada completa, mas quer um campeonato mais competitivo. "A ideia é correr Formula 4, mas depende do orçamento", disse ela. "Se tivermos um bom orçamento, poderemos competir na série francesa, na espanhola ou na do norte da Europa. Eu não acho que vamos conseguir o orçamento para fazer a alemã ou a italiana, as equipas lá são mais caras", concluiu.

Durante o inverno, Garcia recebeu um convite da Ferrari para participar um programa de três dias onde foram mostrar as suas competências ao volante.

"O primeiro dia foi de trabalho físico. Então no segundo estávamos no simulador, que foi realmente bom, e fizemos alguns jogos para testar nossos reflexos. Em seguida, no terceiro dia, estávamos na pista. Fizemos quatro sessões cada um. Foi uma experiência muito agradável", contou.

Garcia acredita que chegará à Formula 1 em quatro anos, e quanto a ídolos, ele aponta Max Verstappen como referência. Mas também gosta de Fernando Alonso: 

"Eu gosto do Max Verstappen. Para mim, ele é o melhor piloto da F1. Gosto da maneira como ele guia e de sua agressividade. Quando comecei no kart, Fernando Alonso era o meu grande herói. Eu ainda acho que ele é um bom piloto, mas agora na McLaren, ele não está indo tão bem", comentou. 

"Eu ainda gosto dele, mas eu gosto mais de Max, também Lewis Hamilton e de Danica Patrick, ela é muito boa", concluiu.

Sem comentários: