O segundo dia do Rali da Suécia viu Thierry Neuville a consolidar a sua liderança nesta prova, mostrando que é não só um dos favoritos à vitória, como também poderia ser um dos pilotos que lutará pelo título mundial em 2017. Contudo, um despiste na última especial do dia, em Karlstad, viu esfumar as suas chances de vitória, e se calhar do campeonato, pois um embate contra um muro arrancou-lhe uma roda. No final deste dia, Latvala é o líder e poderá dar à Toyota a sua primeira vitória desde o seu regresso ao Mundial. Isto, se Ott Tanak não o conseguir alcançar.
Mas o dia começou com Sebastien Ogier a tentar recuperar o tempo perdido. Na nova especial, a primeira passagem por Knon, apesar de Tanak ter sido o vencedor, Ogier foi o segundo, a 2,6 segundos do estónio, e Neuville ficou a 3,8 segundos, no terceiro posto. Latvala foi o quarto, a 6,3 segundos, enquanto que Kris Meeke, piloto da Citroen, foi sexto, a 14,4 segundos. Isso foi mais do que suficiente para que Ogier e Meeke trocassem de lugar na quarta posição.
Já Hayden Paddon perdeu mais de minuto e meio na classificativa, por problemas com a sua direção assistida: “A direção assistida falhou logo no início, foi impossível de pilotar”, disse.
Tanak continuou a vencer na especial seguinte, a primeira passagem por Hagfors, e na seguinte, na primeira passagem por Vargasen. Aí, deu 3,4 segundos de vantagem sobre Latvala, e 3,8 segundos sobre Neuville, mas sobretudo, 4,7 segundos sobre Ogier. Contudo, o francês ganhou mais 1,2 segundos sobre Meeke, consolidando o seu quarto posto.
Por esta altura, a organização decidiu anular a 12ª especial, a segunda passagem por Knon, por causa do excesso de velocidade na primeira passagem, o que poderia perigar os espectadores, em caso de acidente. Assim, passaram logo para a segunda passagem por Hagfors, na 13ª especial, onde Jari-Matti Latvala conseguiu ser o melhor, mas... a diferença para Neuville diminuiu para 1,2 segundos, sendo o belga terceiro, pois Ott Tanak ficou entre eles.
Contudo, só na 14ª especial - a segunda passagem por Vargasen - é que houve alterações significativas. Kris Meeke despistou-se, perdendo mais de oito minutos e a chance de uma boa classificação no rali. Ali, Neuville foi o melhor, 3,3 segundos de vantagem sobre Sebastien Ogier e 5,7 segundos sobre Ott Tanak, no segundo Ford. Jari-Matti Latvala é o quinto, a 11,3 segundos do vencedor.
E tudo esperava que a Super-Especial de Karlstad serviria para cumprir calendário. Contudo, foi precisamente ali que Neuville sofreu um toque... e perdeu uma roda. A troca foi feita no parque de assistência, mas o tempo perdido pelo belga - dez minutos - fez com que entregasse a liderança para Jari-Matti Latvala e caísse para a 13ª posição, perdendo de vez a chance de vencer este rali, quando tinha tudo para tal.
E no final do segundo dia, havia um duelo pela liderança: Latvala tinha 3,8 segundos de vantagem sobre Ott Tanak, enquanto que Sebastien Ogier era terceiro, a 16,6 segundos. Dani Sordo é agora o melhor dos Hyundai, no quarto posto, mas a mais de minuto e meio do líder do campeonato. Craig Breen é o quinto, a dois minutos e quatro segundos, seguido por Elfyn Evans, no seu Ford da DMACK. Hayden Paddon e Stephane Lefebvre são sétimo e oitavo, bem distantes - estão a mais de cinco minutos - enquanto que Pontus Tiedmand e Teemu Suninen são os melhores dos WRC2, e a fechar o "top ten", a mais de sete minutos e 50 segundos.
O Rali da Suécia termina amanhã, com a realização da últimas três especiais do dia.
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