sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Youtube Formula 1 Classic: Um testemunho de Imola 1994

Por estes dias, no Youtube, esta filmagem está a causar sensação. E a razão está bem à vista: são as filmagens de alguém que estava na tribuna principal em Imola, durante o GP de San Marino de 1994, um dos mais negros fins de semana da história da Formula 1. Thomas Gronvold, norueguês, tinha 21 anos quando foi a Itália com o seu pai Alf, para visitar a fábrica da Ferrari e claro, ver o Grande Prémio. Só captou filmagens de sábado e domingo, mas são mais do que suficientes para ter uma ideia desse fim de semana que ficou na mente de toda uma geração.

Numa entrevista ao site italiano "Passione a 300 a l'ora", Gronvold contou o que foi esse fim de semana:

"Eu tinha 21 anos, e eu viajei com meu pai Alf para assistir a corrida e apoiar a Ferrari. Infelizmente Jean Alesi não corria por causa de um acidente de testes em Mugello, algum tempo antes. No verão, voltei para a Itália, para um curso de condução de carros da Ferrari, chamado de "Pilota Ferrari".

Dirigimos de Ski, uma cidade ao sul de Oslo, na Noruega, até Riccione, onde ficamos por toda a semana. Tínhamos amigos por lá, e em San Marino, que nós fomos visitar durante esses dias, e por isso não participamos nos treinos de sexta-feira, onde Barrichello sofreu o seu acidente.

No sábado houve o acidente fatal de Ratzenberger: não tivemos nenhuma informação sobre a pista e descobrimos o que tinha acontecido apenas quando voltamos ao nosso alojamento. No domingo, fomos cedo na pista para tirar proveito do dia. Lembro-me que um dia antes estávamos sentados no mesmo lugar onde alguns espectadores ficaram feridos pelos destroços do acidente da partida entre o J.J. Lehto e o Pedro Lamy. Nós olhamos e dissemos que tivemos muita sorte de não estarmos sentados no mesmo lugar.

Durante a corrida, houve muito pouca informação, tanto sobre as condições de Senna, quando ao geral. Quando chegou a noite, ao nosso hotel, descobrimos a verdade. Pedimos como estava Senna e a resposta foi curta: 'morto'. Nós nos sentimos exaustos [fisica e mentalmente] e nem fomos jantar naquela noite.

Foi um fim de semana horrível: ao mesmo tempo, no entanto, eu sinto que fiz parte, ainda que pequena, de um evento histórico do qual nunca vou esquecer".

Gronvold recebeu muitas mensagens, uma das quais marcou-lhe na memória:

"Depois de publicar o vídeo eu recebi um email de um amigo da família Ratzenberger, que tem me perguntado sobre os eventos. Não há muitas imagens de Roland desse fim de semana. Nós nos sentamos no Skype e eu dei-lhes os que tinha na minha posse. A família dele realmente gostou do fato de que tinha novas imagens nunca antes vistas".

Sem comentários: