quinta-feira, 21 de junho de 2018

A oferta a Daniel Ricciardo

O mundo da Formula 1 foi abalado pela noticia de que a McLaren ofereceu um bom salário a Daniel Ricciardo para o ter nas suas fileiras em 2019. Segundo conta o Sports Bild, a oferta é de 20 milhões de dólares por ano, por três temporadas, mais do triplo que ganha atualmente na Red Bull. Ricciardo, que fará 29 anos no próximo dia 1 de julho, já venceu duas corridas nesta temporada e as suas exibições tem sido elogiadas, especialmente quando bate com alguma frequência o seu companheiro de equipa, o holandês Max Verstappen.

Esse assédio é reconhecido por Helmut Marko: "O nosso Daniel Ricciardo é o 'rei' do mercado", começou por dizer. “A McLaren oferece a ele mais [dinheiro] a cada semana."

Contudo, a Autosport britânica conta hoje que a Renault fez também uma oferta para ter Ricciardo na sua equipa, em troca de fornecer motores de graça à Red Bull, e provavelmente até poderá ajudar a McLaren nesta oferta.

"Eu não irei dizer 'não, não me interessa de jeito nenhum'", começou por dizer o piloto australiano. "Provavelmente mais por causa do que Lewis foi capaz de fazer com a Mercedes. Estas duas equipas [McLaren e Renault], ainda não estão nessa posição, mas poderão estar [no futuro]? Talvez. Tem algum apelo. Eu não diria que é provavelmente o topo da minha lista agora, mas eu também não descartaria isso."

"Obviamente a McLaren e a Renault não estão lá hoje, mas talvez elas estejam lá dentro de um ano ou três anos", concluiu.

Contudo, Ricciardo aparenta estar à espera daquilo que Lewis Hamilton irá fazer no futuro. O piloto britânico está a tratar do seu futuro e uma das chances é ficar na Mercedes por mais algumas temporadas ou sair da Formula 1. E a possibilidade de abrir vagas na Mercedes e Ferrari - por causa de Kimi Raikkonen - é uma possibilidade real do qual o australiano está a observar.

"Ricciardo não quer assinar até [que] Hamilton faça", disse Marko. “É um pouco estranho. Espero que [isto] termine logo", concluiu.

Apesar da oferta ser interessante, ainda estaria longe dos 60 milhões que Sebastian Vettel está a ganhar na Scuderia, bem como os 50 milhões que Lewis Hamilton está a receber da Mercedes. Valores esses que são do contrato em si, independentemente da sua duração.

Contudo, esta oferta também poderá dizer outra coisa: Fernando Alonso poderá já ter decidido ir embora da equipa no final do ano - ou talvez da Formula 1. Com os seus olhos cada vez mais virados para outras competições, o piloto de 36 anos, e atual vencedor das 24 Horas de Le Mans, poderá pensar ou em tentar novamente ir para uma equipa de topo, como a Ferrari, Mercedes - ou a própria Red Bull - ou então pensar na IndyCar ou a Endurance, com o objetivo de vencer campeonatos por lá, bem como alcançar a "Tripla Coroa". Isto porque a equipa de Woking não tem a capacidade de ter uma boa dupla e gastar muito dinheiro em salários, especialmente quando tem um motor-cliente, por exemplo.

O GP de França acontece neste fim de semana em Paul Ricard, dez anos depois da última edição, e 28 depois de ter corrido pela última vez naquele circuito do sul do país.

Sem comentários: