domingo, 19 de maio de 2019

A imagem do dia

Já passou mais de uma hora desde aquilo que posso classificar como um dos maiores incómodos da história recente das 500 Milhas de Indianápolis: a não-qualificação de Fernando Alonso. O que muitos pensavam como uma possibilidade remota até ao final da semana, passou a ser real no momento em que ficou de fora dos 30 primeiros e relegado para o "Bump Day". E foi aí que se viu onde é que a McLaren errou na construção do seu carro para esta corrida, e logo no dia decisivo, pediu amortecedores à Andretti para tentar a sua sorte. O resultado é aquele que sabem: Alonso esteve qualificado até que Kyle Kaiser, no carro da Juncos, tirou-lhe o lugar na sua última chance.

Agora, o piloto espanhol vai ver a corrida da bancada, e pelo menos este ano, a chance de igualar Graham Hill na Tripla Coroa sdo automobilismo não vai acontecer. Não este ano. Claro, nada os impede de irem para a grelha, basta comprarem um dos lugares da "Bump Day", mas o Zak Brown já disse que tal ideia não vai acontecer.

"Nós voltaremos lutando. Nós não queremos comprar. Queremos ganhar. Qualquer um pode comprar [o lugar]. Queremos entrar [baseado] no mérito." Uma elegante admissão de derrota. 

E também deve servir de reflexão sobre aquilo que erraram ao longo desta semana nas 500 Milhas. Quem deveriam ter escolhido, quem deveriam ter melhor aconselhado, porque um nome destes, com um piloto destes, não pode ser desperdiçado. E o espanhol, bem como a McLaren, fazem parte de um conjunto de grandes nomes do automobilismo que não se qualificaram, como a Penske, em 1995, que não colocaram os seus pilotos na grelha, Al Unser Jr e Emerson Fittipaldi.

Claro, Alonso e McLaren vão tentar de novo. O piloto, porque ainda tem essa ambição no sangue, e a equipa, porque também pretende voltar a triunfar onde foram felizes. Quanto ao piloto espanhol, ainda tem as 24 Horas de Le Mans para voltar a ser feliz, porque mais do que um triunfo, ter dois triunfos em La Sarthe também ajudam no palmarés.

Para finalizar: o poleman é Simon Pagenaud, que corre no seu Penske. 

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