domingo, 19 de maio de 2019

Antes da última chance

Hoje em Indianápolis é - entre outras coisas - o "Bump Day", ou seja, os carros que poderão ficar de fora dos 33 lugares existentes para disputar as 500 Milhas de Indianápolis. E dois dos que lá estão, surpreendem pela negativa: o espanhol Fernando Alonso e o canadiano James Hintchcliffe. Do primeiro, depois do que tinha feito em 2017, ao ser oitavo na grelha e ter andado bem boa parte da prova até o motor rebentar, este ano tinha andado atrás na grelha, cerca de seis milhas mais lento que os da frente, e ontem, as suas voltas não deram mais que o 31º tempo na grelha, dois lugares acima do último qualificável, e ficando de fora de uma qualificação segura. Aliás, até foi superado pela britânica Pippa Mann!

Para entender melhor a razão porque a McLaren teve um desempenho tão modesto, temos de ver com quem eles aliaram este ano para conseguir bons resultados no "Brickyard": a britânica Carlin. A equipa de Trevor Carlin pode ser muito boa nas formulas de promoção na Europa e dar nas vistas nas pistas americanas, mas as ovais não são o seu terreno, definitivamente. E o melhor exemplo é ver que os seus pilotos, o mexicano Pato O'Ward e o britânico Max Chilton, também andaram muito mal nesta qualificação, estando muito perto da eliminação. Tanto que hoje, a McLaren pediu a ajuda de pessoal da Andretti Racing e da Ed Carpenter Racing, que colocou os seus pilotos na "Fast Nine" - o melhor foi Spencer Pigot, conseguindo 230,083 milhas por hora (370,283 km/hora) - para fazer com que o carro ande bem nesta oval. E ele terá apenas uma hipótese.

De uma certa maneira, neste domingo, antes da sua tentativa final, poderemos dizer que a McLaren teve uma escolha errada na sua preparadora. A Carlin pode ser boa, mas em termos de IndyCar é uma "rookie". Poderá até tentar algo melhor quando aparecer a tempo inteiro, lá para 2020 ou posterior, mas para uma corrida totalmente americana, até à medula, deveriam ter ido ter com parceiros americanos, como fizeram em 2017 com a Andretti, e deu os resultados conhecidos. Agora fizeram isso, mas ainda irá a tempo de evitar o escândalo? Veremos. 

No final do dia falarei sobre isto. Agora, vai começar mais um dia em Indianápolis, e todos aguardam que a pista seque, pois choveu esta manhã.

Sem comentários: