quinta-feira, 17 de junho de 2021

A ambição americana do WRC


Qualquer grande competição mundial quer correr em dois mercados: Estados Unidos e China. E a razão é simples: são os dois mais populosos. E no caso do Mundial de Ralis, é uma ambição antiga, dado que já esteve em ambos os países no passado, mas nunca se amarrou completamente. No caso americano, houve o Rally Olympus, que aconteceu entre 1986 e 1988, no estado de Washington, e apesar das paisagens, nunca assentou definitivamente no calendário. 

Ora, nestes últimos tempos, o WRC voltou-se a interessar pelas paragens americanas. Yves Matton, representante da FIA, afirmou esta semana que se prepara um evento a partir de 2022 que sirva de ensaio geral para o regresso da competição às terras do Tio Sam, e não tem de ser necessariamente o Olympus Rally. 

"[Existem] várias coisas [em cima da mesa]. Podemos ter um roadshow, um evento candidato ou qualquer tipo de evento que seja o primeiro do WRC na América do Norte sem fazer parte do campeonato como um rali tradicional.", começou por dizer. E claro, a ideia é fazer algo que agrade à Ford, uma das marcas que investe na competição. 

"Para todos os envolvidos no campeonato é importante ir para a América do Norte como é importante ir para países como a China ou a Russia.", concluiu Matton.

Já Richard Millener, responsável da M-Sport, que é a preparadora da Ford, assume acreditar que "um evento na América do Norte é parte da razão pela qual a Ford quer estar envolvida" no mundial de ralis. "tudo na América é sempre em grande e tem de ser melhor que qualquer outra coisa, por isso adoraria ir lá, e sendo a casa da Ford acho que seria mesmo importante.", comentou.

De facto, neste momento há a aposta do WRC em ralis em paragens americanas, mas é no sul, com provas no México, Argentina e Chile. Com calma, a FIA está decidida em recuperar algumas das proas do passado, como o Safari, que regressará na semana que vêm, e uma prova em paragens norte-americanas poderá ser algo que faça despertar ainda mais a curiosidade local. 

Sem comentários: