quarta-feira, 13 de julho de 2022

Noticias: Norris quer os limites removidos em Monza


Mesmo sendo um acidente de Endurance, o seu impacto foi sentido na Formula 1, ao ponto de um dos seus pilotos, Lando Norris, pedir para que os limitadores sejam removidos, em nome da segurança. O acidente que o piloto Henrique Chaves sofreu no domingo, durante as Seis Horas de Monza, por causa dos limitadores que estavam colocados na segunda chicane, e que serviram de "rampa de lançamento", foi o suficiente para que o piloto da McLaren escrevesse na sua coluna no "The Daily Telegraph", apelando para a sua remoção.

Felizmente, apesar de uma das portas do carro ter sido cuspida, e de haver destroços a voar por todo o lado, Chaves foi capaz de sair ileso”, começou por escrever Norris no jornal. “Mas o carro nunca deveria ter levantado voo. Certamente não de uma forma tão violenta. Estas coisas são sempre mais complexas do que parecem, mas há uma coisa que me preocupa: os limitadores.", continuou. 

"Fui crítico em relação aos limitadores no passado, mas penso que é altura de agirmos e de os retirarmos do nosso desporto. O acidente de Chaves foi o segundo grande acidente em duas semanas após o incidente na corrida de Fórmula 2 em Silverstone, quando o carro de Dennis Hauger levantou voo, colidindo com o Halo do rival Roy Nissany. Mais uma vez, felizmente, ambos os pilotos conseguiram sair ilesos, mas já vimos outros pilotos feridos no passado. Em 2019, Alex Peroni teve um grande acidente quando bateu num limitador durante uma corrida de Formula 3. Isso terminou a sua época.", declarou.

"Com os carros de Fórmula 1 mais baixos do que nunca, e mais duros do que nunca, temos de agir porque quando os carros batem nesses limitadores, podem ser lançados ao ar. Os carros podem também ressaltar, o que pode ser muito doloroso nas costas. O acidente de Chaves é um lembrete de que não podemos deixar que isto se arraste. Questões como os limitadores são, pelo menos aos meus olhos, um tópico crítico que precisamos de resolver mais cedo possível.”, concluiu.

Sem comentários: