sábado, 27 de agosto de 2022

Endurance: Alpine quer experimentar hidrogénio na Garagem 56


A Alpine está na Formula 1, mas também na Endurance, com o seu projeto próprio. Para 2023, estão a construir o projeto na categoria LMH, mas a marca francesa também está a ampliar os horizontes, nomeadamente o projeto do hidrogénio, que a ACO está a avançar, tentando atrair outras marcas. A ideia, confirmada pelo CEO da Alpine, Laurent Rossi, é de construir um protótipo para colocar na Garagem 56, usada para projetos inovadores. 

E ali, ao investir num estudo sobre a viabilidade do hidrogénio, o objectivo é de compreender adequadamente se a energia do hidrogénio poderia fornecer os níveis de desempenho necessários para a categoria máxima do automobilismo. E se sim, é para saber se poderá usar a partir de 2031, quando forem revistos os regulamentos sobre os motores. 

"Vamos desempenhar o nosso papel para inspirar os outros, os órgãos directivos com certeza", começou por dizer Rossi. "Adoraríamos poder mostrar, mas primeiro provar a nós próprios, que funciona, porque ainda precisamos de investigar se é mais do que uma crença ou uma profecia. Se funcionar, então queremos demonstrar que, digamos através da Garagem 56 em Le Mans ou em Nurburgring com um dos nossos veículos de estrada, será possível estando equipado com um motor de combustão interna alimentado a hidrogénio."

É improvável que os motores eléctricos e as baterias sejam suficientemente fortes em 2031 para alimentar os carros de Formula 1 nos seus níveis de desempenho actuais, o que significa que o campeonato terá pensar o que deve fazer a seguir para se manter relevante.

"Isto inspirará então talvez os órgãos directivos de que existe ali um caminho", conclui Rossi. "Se Porsche, a Ferrari e outros estiverem a seguir outras pistas, que assim seja. Mas é ainda melhor porque vamos trazer para a mesa mais opções do que apenas uma".

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