sábado, 27 de agosto de 2022

Formula 1 2022 - Ronda 14, Bélgica (Qualificação)


Depois de três semanas de férias bem passadas, a Formula 1 regressa ao ativo para uma segunda parte que irá ser compacta, porque o campeonato tem de acabar antes do começo do Mundial de futebol, algures nas Arábias. A partir de agora, serão rondas triplas, ou seja, corridas em três fins de semana consecutivas, e logo no início de setembro, estaremos fora da Europa. 

E por falar em corridas, já houve alguns anúncios interessantes. Aparentemente, a Bélgica poderá ganhar um prolongamento, porque a Formula 1 não se acordou com o governo sul-africano para que haja corridas em Kyalami em 2023, mas claro, isso não é oficial - a saída do GP de França do calendário é - e isso, de uma certa forma, ficou num plano secundário face à chegada da Audi à Formula 1... em 2026. 

Mas mesmo antes disso, soube-se que por causa da mudança de componentes, Charles Leclerc, Max Verstappen, Mick Schumacher e Valtteri Bottas partirão do fundo da grelha, ou seja, as quatro últimas posições da grelha já têm dono. E claro, a chuva, que no início da semana era uma possível ameaça, agora não seria mais. 

Claro, com isso tudo, será que agora seria a altura da Mercedes brilhar?


Enquanto se pensava nisso, a qualificação belga começava com 25 minutos de atraso em relação ao horário inicial por causa de um acidente numa das provas de complemento, o Porsche Supercup, que danificou as barreiras entre Pouhon e Staevlot.

Os Williams foram os primeiros a sair à pista, simbolizando o início da qualificação, e pouco depois, apareceu o resto do pelotão. Primeiro, Mick Schumacher marcou 1.47,929, mas logo a seguir, foi superado por Max, com 1.44,581. No entanto, o seu companheiro de equipa conseguiu melhor: 1.44,377. Os Red Bull estavam a ser os melhores.

Até ao final da qualificação, não houve grandes novidades, e apesar de Lewis Hamilton ter andado perto de ser eliminado da Q1, e de George Russell ter avisado de "pingos de chuva" na pista, quem acabou por ficar no lado pior foram o Aston Martin de Vettel, o Alfa Romeo de Bottas, o Williams de Latifi, o Haas de Magnussen e o Alpha Tauri de Tsunoda.


Pouco minutos, depois, começou a Q2 sem grandes alterações. Boa parte do pelotão saiu logo no primeiro minuto, com Ricciardo e Gasly a saírem mais tarde. Max começou a marcar tempos, seguido por Pérez. O neerlandês fez 1.44,723, contra o 1.44,794 do mexicano. 

Entretanto, a Ferrari, Charles Leclerc queixava-se do comportamento do carro: "O carro está pulando como um louco no apex das curvas lentas. Está muito estranho."

Para a parte final, os Red Bull ficaram calmos nas boxes, provavelmente para poupar jogos de pneus, enquanto os outros fizeram isso. Especialmente Ocon e Russell, que estavam a puxar pelos seus companheiros de equipa ficando na sua frente o espaço necessário para terem vácuo. Ricciardo conseguiu apenas o oitavo melhor tempo, mas depois cai fora da Q3 graças a Alex Albon, no seu Williams. E o australiano fará companhia a Mick Schumacher, Lance Stroll, Guanyou Zhou e Pierre Gasly. E na frente, Charles Leclerc marcava 1.44,551 e ficava na frente da tabela de tempos.  

Mas por causa das penalizações, dos dez, apenas seis iriam disputar verdadeiramente a pole-position: Perez, Sainz, Hamilton, Russell, Alonso e Albon. O resto já está penalizado.

E foi com essas contas que fomos para a Q3. Esta começou com Leclerc a queixar-se... dos pneus. Parece que alguém não aproveitou estas férias como deve ser... claro, Max aproveitou e fez 1.43,665, contra os 1.44,297 de Carlos Sainz Jr. Claro, com Leclrc algo comprometido, decidiu rebocar o seu companheiro de equipa para ver se ele conseguia tirar a pole da Red Bull. Mas... não deu muito certo, pela menos na primeira parte da volta.


Mas no final, isso não contou muito. Verdade, Max conseguiu o melhor tempo, mas com a penalização, iria largar do meio do pelotão. Quem beneficiaria disto tudo era... Sainz Jr, que era pole, com Pérez em segundo e Alonso em terceiro. Um pódio que "habla español. Muy bien!" e o filho do Carlos Sainz consegue a sua segunda pole da sua carreira. 

Claro, isto foi a qualificação deste sábado. Resta saber o que esperar de amanhã, numa grelha que, no mínimo, está baralhada. 

Sem comentários: