sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

WRC 2025 - Rali de Monte Carlo (Dia 2)


O francês Sebastien Ogier, no seu Toyota GR Yaris Rally1, lidera o rali de Monte Carlo, cumpridas que estão as nove primeiras especiais do dia. O piloto da Toyota tem uma vantagem de 12,6 segundos sobre o seu companheiro de equipa, Elfyn Evans, e 14,2 sobre o Hyundai de Adrien Formaux, que está algo distante do quarto classificado, o carro de Kalle Rovanpera que está a 38,5 segundos. Neuville, o campeão do mundo, sofreu um furo no final do dia e é oitavo na geral. 

Com quatro caros separados por menos de 30 segundos, sexta-feira os pilotos tinham por diante passagens duplas por Saint-Maurice/Aubessagne, Saint-Léger-les-Mélèzes/La Bâtie-Neuve e La Bréole/Selonnet. E logo de manhã, o melhor foi Kalle Rovanpera, 1,4 segundos melhor que Gregoire Munster, 3,6 sobre Sami Pajari e 5,9 sobre Oliver Solberg. Todos os outros foram mais lentos, por causa das condições da estrada, um pouco traiçoeiras - gelo na estrada. Evans foi apenas nono, 19,5 segundos pior que o finlandês, mas foi o suficiente para ficar com a liderança do rali.

À chegada à quinta especial, descobriu-se que as condições não eram ideais por causa do gelo e da neve. Tentou-se resolver a situação, decidindo por adiar o seu inicio, mas quando se descobriu que não seria resolvido a tempo, este foi cancelado. 

Assim sendo, eles foram para La Bréole/Selonnet, onde ali, Formaux conseguiu ser o melhor, 4,2 segundos na frente de Gregoire Munster, e 7,9 sobre Sebastien Ogier. Mesmo com os carros a circular, a partida foi atrasada por causa do estado da estrada, que apesar de seca, tinha algumas partes húmidas. 

Mesmo com todas essas precauções, os pilotos tiveram os seus incidentes: Ogier tocou numa vala, Ott Tanak arrancou parte do seu carro quando deixou escapar a sua traseira e ela caiu na vala, Thierry Neuville perdeu uma roda.

"Acho que pagámos o preço de não ter experiência suficiente com o pneu para a secção seca, parecia que o pneu estava bastante estável, depois de repente perdi os travões, vi a vala e perdi a traseira. O carro está bom para voltar à estrada.", comentou o belga.


A parte da tarde começou com a segunda passagem pelas classificativas da manhã, e começou com Evans a ser o melhor, 3,7 segundos na frente de Kalle Rovanpera, 5,1 sobre Neuville e 6,4 sobre Ogier. O piloto francês da Toyota acabou por ganhar na oitava especial, 3,9 segundos na frente do seu compatriota Adrien Formaux, 6,6 sobre Thierry Neuville e 9,5 sobre Katsuta Takamoto. Evans perdeu algum tempo por causa de um pião, enquanto Munster furou e perdeu 47,7.

"Estava numa subida e de repente perdemos pressão. Não batemos em nada. Há neve em todo o lado na borda, por isso nem sequer se consegue fazer um corte. Não levei pregos, por isso pelo menos não preciso de colocar os pinos.", falou o piloto luxemburguês.

Ogier acabou por ganhar a última especial do dia, 2,8 segundos na frente de Adrien Formaux, 5,8 sobre Evans e 9,4 sobre Rovanpera. Neuville furou no lado frente-esquerdo e perdeu mais de dois minutos. "Furei muito antes, na frente esquerda desde o início. Tentámos ir o mais longe possível, mas a dada altura o pneu simplesmente rebentou. Não sei se devíamos ter parado para trocar, mas não sabíamos quanto tempo iria durar.", falou no final da especial.  

Depois dos quatro primeiros, Ott Tanak é o quinto, a 47,3, na frente de Gregoire Munster, sexto a 1.33,7. Katsuta Takamoto é sétimo, a 1.37,7, na frente de Sami Pajari, a 3.32,9. E a fechar o "top ten" está Thierry Neuville, a 3.58,6, e Yohan Rossel, o melhor dos Rally2, a 5.04,0.

O rali de Monte Carlo prossegue amanhã com a realização de mais seis especiais.  

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