"Estou envolvido no automobilismo há seis décadas, e os últimos mais de 20 anos na Red Bull foram uma jornada extraordinária e extremamente bem-sucedida. Foi um período maravilhoso em que pude ajudar a moldar e compartilhar com tantas pessoas talentosas. Tudo o que construímos e conquistamos juntos me enche de orgulho", começou per referir Marko no comunicado oficial.
"Ficar por pouco fora do título mundial nesta temporada me tocou profundamente e deixou claro para mim que agora é o momento certo, para mim pessoalmente, de encerrar este capítulo muito longo, intenso e bem-sucedido. Desejo a toda a equipa sucesso contínuo e estou convencido de que eles estarão lutando por ambos os títulos mundiais na próxima temporada", concluiu.
Olivier Mintzlaff, o CEO da equipa, lamentou a decisão, afirmou que foi uma personagem bem importante na história da Red Bull.
"Helmut veio até mim com o desejo de encerrar seu papel como consultor de automobilismo no final do ano", começou por afirmar. "Lamento profundamente sua decisão, já que ele foi uma figura influente por mais de duas décadas, e sua saída marca o fim de uma era extraordinária", continuou.
"Ao longo de mais de 20 anos, Helmut conquistou méritos incomparáveis para nossa equipa e para toda a família do automobilismo da Red Bull. Ele desempenhou um papel decisivo em todas as principais decisões estratégicas que fizeram a Red Bull Racing ser o que é hoje: múltipla campeã mundial, um motor de inovação e uma pedra fundamental do automobilismo internacional".
"Após uma longa e intensa conversa, percebi que precisava respeitar seus desejos, pois tive a impressão de que o momento era certo para ele dar esse passo. Embora sua saída deixe uma lacuna significativa, nosso respeito por sua decisão e nossa gratidão por tudo o que ele fez pela Red Bull Racing superam isso".
"Helmut Marko fará muita falta — tanto pessoal quanto profissionalmente. Desejamos a ele todo o sucesso no futuro e esperamos que ele permaneça próximo e calorosamente conectado à equipa", concluiu.
Apesar de toda esta cordialidade, o jornal neerlandês "Der Limburger" afirmou que Marko sai em rutura com o organismo dirigente da Red Bull. O mesmo meio adianta detalhes, como a assinatura unilateral de contratos com jovens pilotos, sem o alinhamento da restante direção da Red Bull, e fala do caso de Alex Dunne, do qual Marko queria no programa, mas Mintzlaff e Laurent Mekies, o diretor de corrida, não.
Para piorar as coisas, o seu comportamento abrasivo em relação a Andrea Kimi Antonelli, depois do GP do Qatar, que o acusou de ter provocado ele mesmo o erro que causou a ultrapassagem de Lando Norris, para depois o jovem piloto italiano ser atormentado com uma onda de assédio online por parte de adeptos fanáticos de Max Verstappen, caiu muito mal no seio da Red Bull, e obrigou Marko a pedir desculpa pelas suas declarações antes da corrida de Abu Dhabi.
Em 1972, acabou em segundo na Targa Florio, a bordo de um Alfa Romeo, continuando a correr pela BRM até um acidente no GP de França, em Charade, onde uma pedra atingiu o seu visor e o deixou cedo do olho esquerdo.
Depois de encerrar a sua carreira, dedicou-se à gestão de hotéis em Graz, e de ser empresários de pilotos como Gerhard Berger e Karl Wendlinger, antes de montar a RSM Marko, uma equipa que correu, primeiro na Formula 3 alemã, depois na Formula 3000, a partir de 1989, para Wendlinger. Em 1997, correu com Juan Pablo Montoya, no seu primeiro ano na competição, e depois, a partir de 1999, chamou-se Red Bull Junior Team, que acolheu pilotos como o brasileiro Enrique Bernoldi e o austríaco Patrick Freisacher. RSM Marko acabou no final de 2003, com o italiano Vitantonio Liuzzi ao volante.
Contudo, com o falecimento de Mateschitz, começaram os jogos de bastidores e as tentativas de golpes palacianos, criando-se fações internas que desestabilizaram gradualmente o equilíbrio da equipa. Newey não terá gostado do que viu e saiu para a Aston Martin, enquanto Horner foi afastado da equipa a meio de 2025, depois de acusações de assédio a uma colega de trabalho.
Agora, com a saída de Marko, é uma era de Formula 1 que termina.



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