
A Formula 1 ia para a altutude de Kyalami em estilo de comemoração: era o Grande Prémio numero 300 da sua história. Neste Grande Prémio, eram várias as estreias: a Arrows tinha um novo piloto: o veterano alemão Rolf Stommelen, que trazia consido o patrocinio das cervejas Warsteiner. A Brabham estreava também o seu novo Brabham BT46, com exaustores de calor no lugar de radiadores. Entretanto, Carlos Reutmann e Gilles Villeneuve estrearam também em paragens sul-africanas o Ferrari 312T3, uma evolução da versão 2, que esperavam ser melhor.
Quem também se estreava nestas paragens sul-africanas era a Martini, do francês Tico Martini, fundador da famosa Winfield Racing School, e que desenhava chassis para a Formula 3, com sucesso. O seu piloto era um talentoso francês, de seu nome René Arnoux. Infelizmente, não conseguiu qualificar o carro para a corrida.
Entre tantas estreias, quem levou a melhor foi Niki Lauda, que aproveitou a potência para conseguir o seu lugar na primeira fila. Logo ao seu lado ficou Mario Andretti, no seu Lotus 78. A segunda fila era McLaren, com James Hunt a levar a melhor sobre o francês Patrick Tambay. Na terceira fila, o piloto da casa, Jody Scheckter, tinha a seu lado a primeira surpresa: o francês Jean-Pierre Jabouille, no Renault Turbo. Era a primeira demonstração do que vinha aí... No sétimo lugar estava o Arrows de Riccardo Patrese e o Ferrari de Gilles Villeneuve, que levou a melhor sobre Reutemann, nono. A fechar o "top ten", ficou o Brabham de John Watson.


Contudo, a partir da volta 21, Andretti perde força devido ao desgaste precoce dos seus pneus, e é alcançado por Scheckter e Patrese. A multidão entra em delírio, quando vê o piloto da Wolf na liderança, mas poucas voltas depois, era a vez dele ceder a liderança. E aos 23 anos e na sua 11ª corrida da sua carreira, e a segunda da Arrows, Riccardo Patrese era o lider!

Mas mais surpresas aguradavam. Na volta 63, o azar bate à porta de Patrese, que vê o motor Cosworth estourar, acabando assim um sonho lindo. Depailler agradece e coloca o Tyrrell no primeiro posto. Ele também procurava a vitória, e parecia que hoje iria ser o "seu" dia. Mas a recuperação inicial iria ter o seu preço: perto do fim, estava sem muita gasolina, e o sueco vê a oportunidade para alcançar a vitória.
A última volta entra na história como sendo das mais emocionantes da década: Peterson, encostado a Depailler, tenta ultrapassá-lo, e este defende-se. A três curvas do fim, nos "esses" antes da subida para a meta, o sueco finalmente ultrapassa o francês e vai reclamar a sua nona vitória da sua carreira, a segunda da Lotus desse ano. O terceiro lugar ficou para o Brabham de John Watson, enquanto que nos restantes lugares pontuáveis estacionaram o Williams de Alan Jones, o Ligier de Jacques Laffite e o Tyrrell de Didier Pironi.
O Grande Prémio numero 300 da história da Formula 1 tinha valido a pena!
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1 comentário:
Excelente resumo de uma das mais belas corridas da história da Fórmula 1. Lembro muito bem deste pega entre Depailler e Ronnie Peterson. Foi um gran finale à altura do GP 300 da categoria.
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