segunda-feira, 3 de março de 2008

A fusão CART/IRL visto por Sebastien Bourdais

Sebastien Bourdais, o piloto francês da Toro Rosso, que antes de ter ido para a Formula 1 foi quatro vezes campeão na agora absorvida CART, foi crítico da aguardada fusão entre ambas as categorias, que aconteceu ha cerca de duas semanas.


«Isto não foi uma união, foi a morte do Champ Car! A IRL ficou com tudo – calendário, carros, tudo. Estivemos tanto tempo à espera de que acontecesse qualquer coisa, mas claro que ninguém esperava que as coisas ficassem definidas a um mês do início dos campeonatos.» disse Bourdais, em declarações ao Autosport.com.


Como se sabe, a IRL ficou este ano com três corridas da ChampCar este ano, entre as quais a etapa de Long Beach, para além de ter dado incentivos de 1,2 nilhões de euros paor cada equipa que se juntar aos campeonatos, para além de chassis Dallara e motores Honda de graça. Bourdais, que já tinha decidido mudar-se para a Formula 1 antes da fusão, manifesta alguma amargura pelo patrão da competição, Kevin Kalkhoven, e receiro pelo futuro de alguns empregados:


«Sinto muito respeito pelo Kevin (Kalkhoven, um dos presidentes da Champ Car), mas se as coisas já não eram divertidas para ele e se estava a perder ou a gastar muito dinheiro, penso que deveria ter feito alguma coisa no final da época passada e não só agora, 30 dias antes da primeira corrida. Pode ser bom para o desporto, mas vai causar muitos problemas às equipas. Muita gente vai perder os seus empregos e vai demorar muito tempo até as coisas se recomporem.»

Sem comentários: