quarta-feira, 2 de abril de 2008

Extra-Campeonato: A Mudança está a acontecer




Desde o passado Sábado que um país está suspenso do resultado de umas eleições gerais: o Zimbabwe. Um país africano, que já foi governado pela minoria branca (tal como na Africa do Sul), e que desde 1980 é liderado pela mesma pessoa: Robert Mugabe.



A principio um respeitado líder africano, que podia apresentar o país como um caso de sucesso, próspero, e onde todos se respeitavam, a partir de 2000, as coisas perderam o controlo, com a confiscação à força das terras pertencentes a fazendeiros brancos, e entregues à "clique" de Mugabe, cada vez mais com um comportamento ditatorial. Resultado: economia paralisada, inflação galopante, mais de três milhões de emigrantes (actualmente, 80 por cento da minoria branca exilou-se no estrangeiro), e a oposição brutalmente espancada.



Quando se votou no Sábado, temia-se que tudo ficaria na mesma, e que Mugabe só sairia do poder "num pijama de madeira". Tem 84 anos, e muitos tiques de chefe tribal, para além de se falar que ele está demente. A União Europeia impôs sanções aos dirigentes do país, mas o respeito que ele têm dentro da Africa Austral, como sendo um dos homens que se envolveu nas lutas pela libertação colonial foi o suficiente para impôr a sua presença em Lisboa, para a Cimeira Europa-Africa, no passado mês de Dezembro.



Bom, mas desde Sábado, tudo mudou. Primeiro, pensava-se que iria ser uma vitória mais ou menos arranjada de Mugabe e do seu partido, o ZANU-PF. Mas o líder da oposição, Morgan Tsvangirai, antigo sindicalista e líder do MDC, Movimento para a Mudança Democrática, parecia ter uma palavra a dizer. E a entrada de outro elemento na corrida, o ex-ministro das Finanças Simba Makoni, um dissidente da ZANU, mostrava que poderia haver um sinal de mudança no ar.


Os resultados têm saído a conta-gotas, mas quando saiam, eram no mínimo surpreendentes: a ZANU-PF pderia deputados atrás de deputados, o MDC conseguia competir taco a taco (podendo até alcançar a maioria), e falava-se que na corrida presidencial, Tsvangirai era o líder, mas iria haver uma segunda volta com Mugabe. E que "o Velho" poderia ir embora do poder, e exilar-se na Malásia, e estaria a haver conversações para uma transição de poder pacífica, evitando uma agitação "à queniana" por parte dos partidários da ZANU-PF.


Contudo, todos apelam à calma, pois nada está decidido. Os resultados oficiais ainda não foram divulgados, mas se forem pelo mesmo caminho do das legislativas, uma coisa é certa: o fim de uma era de ditadura e desastre pode estar a chegar a um fim. Nesse lado, tenho esperança. Mas como vai ser o dia a seguir à partida de Mugabe? Tamos a falar de um país com quase um terço da população exilada, um quarto dela a viver com o virus do HIV/SIDA e uma esperança mádia de vida de 36 anos, ao nível de uma Serra Leoa... e a inflação de 100 mil por cento.

1 comentário:

Anónimo disse...

Assim como na musica do San Cooke realmente: A change is gonna come!
Tomara...