
Estavamos a assistir a um campeonato bem disputado, com três vencedores diferentes, em três Grandes Prémios, e um grande equilibrio entre as equipas com capacidade para ganhar, como a Lotus, Ferrari, Tyrrell ou Brabham, com a McLaren a desiludir um pouco, e a novata Arrows a surpreender.

Após eles, James Hunt era sétimo, o novato Riccardo Patrese era nono, batido pelo Williams de Alan Jones, que começava a dar nas vistas. Quanto a Emerson Fittipaldi, era apenas 15º na grelha. Os organizadores de Long Beach tiveram que fazer um sistema de pré-qualificação, visto que estavam inscritos 31 carros. E havia um estreante: o irlandês Derek Daly, que tinha ficado com o lugar na Hesketh depois de ter dado nas vistas no International Trophy, em Silverstone. Infelizmente, ele não se ia qualificar, tal como aconteceu a Keke Rosberg, os americanos Brett Lunger e Danny Ongais, o mexicano Hector Rebaque e o italiano Lamberto Leoni.
Didier Pironi também estava no rol dos não-qualificados, mas dois dos pilotos que estavam à sua frente, o inglês Rupert Keegan e o alemão Hans-Joachim Stuck, tiveram acidentes durante o "warm-up", com os carros sem qualquer hipóteses de correr, então Pironi ficou com o último lugar disponível.

Entretanto, Ronnie Peterson perde dois lugares para Alan Jones e James Hunt. Contudo, na terceira volta, o britânico bate no muro e perde uma roda, abandonando na hora, e três voltas mais tarde, é a vez de John Watson abandonar com mais um motor Alfa Romeo partido.

Entretanto, Gilles Villeneuve impressionava na frente, aguentando os ataques de Lauda, que por sua vez era pressionado por Reutmann. Contudo, na volta 28, no final da recta da meta, o Brabham do austríaco sofre uma falha nos travões e segue em frente na escapatória. E fica por lá. A partir daqui, os Ferrari dominavam, e Villeneuve era o líder.
Tudo continua assim até à volta 39, mais ou menos a metade da corrida. Então, Villeneuve apanha dois retardatários, o suiço Clay Regazzoni, num Shadow, e o Renault de Jean-Pierre Jabouille. Em vez de esperar para os ultrapassar, Villeneuve decide arriscar numa zona onde dificilmente caberiam dois carros. Resultado: a desistência do canadiano.

Com Reutmann a cortar a meta em primeiro lugar, é também a segunda vitória do argentino, que passa a ser líder, igualado por Mario Andretti, que ao chegar em segundo lugar, ficavam ambos com 18 pontos. Patrick Depailler acabava a corrida no terceiro posto, ficando também no terceiro posto na tabela classificativa, com 14 pontos. Peterson ficava em quarto, Jacques Laffite era quinto e Riccardo Patrese dava à Arrows o seu primeiro ponto da sua história.
Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/1978_United_States_Grand_Prix_West
Sem comentários:
Enviar um comentário