sábado, 28 de agosto de 2010

A estranha história de uma corrida... com duas voltas

Imaginem uma corrida onde de repente cai uma carga de água, e os pilotos da frente perdem o controlo dos seus carros e o Safety Car entra até que as condições melhorem - E quando tal acontece, a corrida termina... porque acaba o tempo. Foi o que aconteceu esta tarde na corrida da GP3 em Spa-Francochamps, e que foi vencida pelo canadiano Robert Wickens, e onde Antonio Felix da Costa foi uma das vitimas dessa carga de água súbita.

Antes da corrida, já a grelha se havia alterado radicalmente, com diversos pilotos a serem penalizados pois os comissários tinham afirmado que fizeram as suas voltas rápidas durante um período de bandeiras amarelas. Entre os penalizados estiveram o francês Adrian Tambay e o português António Félix da Costa, que perderam seis posições, com Felix da Costa a perder o seu segundo posto, caindo para o oitavo lugar da grelha. Robert Wickens ficou na pole e, assim, tornou-se no favorito a vencer a prova, que teve início ainda com a pista seca.

Contudo, logo na primeira curva, no gancho de La Source, um acidente com diversos carros levou à entrada do safety car, que se manteve em pista por quatro voltas. No inicio da quinta volta, a corrida recomeçou, mas duas voltas decorridas... a chuva fez a sua aparição teve o condão de baralhar as contas. Fortemente.

Logo no gancho de La Source, vários carros sairam de pista, incluindo os carros de Felix da Costa e de Robert Wickens, mas o piloto canadiano teve o condão de prosseguir em prova, tomando uma decisão que o iria dar a vitória na corrida. Jogando com o tempo, manteve os slicks e esperou para que o relógio esgotasse o tempo, enquanto que os outros todos metiam os pneus de chuva. Conseguiu manter o carro na pista sob condições dificeis, e quando o Safety Car entrou para as boxes, faltavam apenas poucos segundos para o limite dos trinta minutos. Com cabeça, Wickens conseguiu o que queria: vencer a corrida.

O brasileiro Luciano Cordeiro foi segundo, seguido pelo norueguês Pal Verhaug, que ficou à frente do espanhol Roberto Merhi. A segunda corrida da GP3 acontecerá amanhã de manhã.

Sem comentários: