sábado, 28 de agosto de 2010

Formula 1 2010 - Ronda 13, Belgica (Qualificação)

Como seria de esperar, a qualificação ocorreu no sempre instavel tempo belga de Spa-Francochamps. É esse ar de lotaria, aliado à beleza e tradição do circuito que faz com que todos nós adoremos este circuito belga e que merece ser um dos clássicos da Formula 1. E como à partida se sabia que a qualificação aconteceria sob mau tempo, a grelha de partida arriscaria a ter muitas surpresas.

E foi o que aconteceu, apesar da chuva ter sido pouca. Não na frente, onde Mark Webber, aproveitando o seu aniversário natalicio, fez a sua quinta pole-position da temporada, e a 12ª para a Red Bull. Desta vez não terá Sebastien Vettel ao seu lado, mas sim a McLaren de Lewis Hamilton, que em principio se dá bem no circuito belga, mas mais atrás. Pela primeira vez tivemos não um, mas dois carros das equipas novatas na Q2, e o melhor foi o Lotus de Heiki Kovalainen, seguido pelo Virgin de Timo Glock. Outra equipa que andou bem nesta qualificação foi a Williams, que cada vez mais está a mostrar-se competitivo, mesmo com motores Cosworth, colocando Rubens "300" Barrichello no sétimo tempo, e Nico Hulkenberg no nono lugar, apenas separados pelo Force India de Adrian Sutil.

Mas se existem vencedores nesta qualificação, é porque há vencidos. Vimos aqui o Inferno astral da Mercedes no circuito belga. Com Michael Schumacher a falhar a Q3 e a largar, graças às penalizações, da 21ª posição, e Nico Rosberg, que por causa da troca da sua caixa de velocidades, partirá da 17ª posição.

Outra equipa que passou hoje o seu inferno belga foi a Sauber, que viu os seus dois pilotos a despistarem-se e a não conseguirem passar à Q2, quando tinham boas hipóteses de brilharem e colocarem os seus carros na Q3. Kamui Kobayashi foi o 19º e Pedro de la Rosa o 22º, muito pouco para quem andou de forma muito competitiva durante as três sessões de tempos livres.

A qualificação terminou, amanhã é dia de corrida. E com chuva prevista para essa hora, espera-se que a corrida seja um verdadeiro casino. É essa a beleza destas Ardenas belgas...

Sem comentários: