segunda-feira, 23 de agosto de 2010

IndyCar: Will Power vence em Sonoma

O australiano Will Power venceu esta noite a corrida de Sonoma, uma prova onde dominou do principio até ao fim, obtendo a sua quinta vitória do ano e consolidando a liderança do campeonato IndyCar. Power venceu à frente dos Chip Ganassi de Scott Dixon e Dario Franchitti, enquanto que o melhor brasileiro foi o Penske de Helio Castro Neves, quinto classificado.

Foi uma corrida sem grande história. Partindo da pole-position, Power controlou os seus adversários ao longo das 73 voltas ao circuito californiano, o primeiro incidente aconteceu mesmo nos primeiros metros, quando Dan Wheldon foi tocado por detrás pelo belga Bertrand Baguette, que o faz capotar. A bandeira verde só foi mostrada na quarta volta da corrida.

A partir dali, os pneus tiveram o seu papel, ao se desgastarem de forma prematura, fazendo com que Franchitti tivesse de ir Às boxes com um furo na volta 26. Power só parou na volta 29 para fazer a devida troca e prosseguir na liderança. Depois, a bandeira amarela foi mostrada mais duas vezes, na volta 33 por causa de Milka Duno, e depois na volta 36, quando os americanos Marco Andretti e J.R. Hildebrand se tocaram, deixando este último parado na gravilha.

Quando a corrida recomeçou, na volta 40, Power abriu vantagem sobre o seu compatriota Ryan Briscoe, Dario Franchitti, Scott Dixon e Helio Castro Neves. Depois de nova janela para ir às boxes, Franchitti tinha um novo jogo de pneus, mais duro, mas menos eficaz. Estando na segunda posição, foi ultrapassado por Dixon, que tentou diminuir a distância para Power.

Na volta 64, nova situação de bandeiras amarelas, quando Takuma Sato tentava passar Raphael Matos, e logo atrás, Ernesto Viso e Bertrand Baguette tentaram fazer a mesma manobra, mas estes se tocaram, com o belga a ficar na gravilha, e os carros tiveram de ficar atrás do Pace Car. Quando recomeçou, Dixon pressionou Power, mas este defendeu-se dos ataques do neozelandês e conseguiu chegar à meta do mesmo lugar de onde partiu: do primeiro.

Com esta vitória, Will Power tem agora 514 pontos e tem uma vantagem de 59 sobre Franchitti, quando faltam cinco provas para o final do campeonato. É uma vantagem importante, mas isso não significa que tudo esteja resolvido. A próxima prova é na oval de Chicago, no próximo dia 28 de Agosto.

Sem comentários: