domingo, 6 de fevereiro de 2011

Acidente de Kubica: médicos conseguem salvar a mão do piloto

As noticias são relativamente boas, mas nada fiando. Apesar da operação ainda não ter acabado, aparentemente os médicos do Hospital Santa Corona, de Génova, conseguiram salvar a mão direita de Robert Kubica, gravemente afetada pelo acidente desta manhã no Rali Andora, quando o seu Skoda Fabia S2000 bateu forte num rail de proteção e este entrou dentro do carro, atingindo todo o lado direito do piloto polaco de 26 anos.

"Infelizmente, o impacto com os rails de proteção causou sérios danos. Precisamos ver se as cirurgias terão sucesso. O cenário clínico não é fácil. Esperamos fazer uma avaliação à noite", começou por dizer Danielle Morelli, empresário e amigo do piloto. "Os cirurgiões estão a tentar restabelecer a funcionalidade da mão direita, mas o Robert é muito forte e vai conseguir", concluiu em conferência de imprensa no hospital.

Segundo os médicos, o importante agora é recuperar a mobilidade da mão direita de Kubica e reduzir as fraturas resultantes. O caso está a ser seguido pelo médico da equipa Renault, Dr. Riccardo Ceccarelli, e também um reputado ortopedista, especialista em mãos, o Professor Igor Rossello.

O seu navegador, Jakub Gerber, revelou que o polaco esteve quase sempre consciente, embora tenha desmaiado várias vezes. Ao que parece a estrada estava húmida, na altura do despiste, quando se dirigiam para a primeira etapa do dia.

Os próximos dias vão ser criticos para saber sobre a mobilidade da mão direita e a possibilidade de um regresso à competição.

Sem comentários: