quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A situação de Robert Kubica e o apoio das equipas

Amanhã, Robert Kubica será de novo operado para tratar das outras fraturas que sofreu no seu acidente de Domingo, nomeadamente na perna, no úmero e cotovelo. Entretanto, o piloto polaco já saiu dos Ciudados Intensivos do hospital onde está instalado, e os médicos começam a ficar otimistas com o seu estado de saúde, nomeadamente nos seus ferimentos na mão direita parcialmente decepada no acidente.

Entretanto, as equipas de Formula 1 retomaram os seus testes em Jerez de la Frontera e não ficaram indiferentes ao sucedido a Robert Kubica. Todas elas, a começar pela Renault, equipa do piloto, meteram a seguinte frase: "Szybklego powrotu do zdrowia Robert". Uma rápida recuperação, Robert.

Entretanto, enquanto lia a blogosfera em redor, dei por mim a ver o blog da Julianne Cerasoli, o Faster F1, em que falava sobre a importância do treino mental. E houve uma declaração do médico Ricardo Cecarelli que me chamou a atenção. Eles tem um teste mental, em que testam a capacidade de destreza aos pilotos. Um desses exercícios consiste em acertar uma palavra colorida em cem vezes num minuto, incluindo quando as palavras trocam de lugar ou de cor. E nesse exercício, o melhor foi... Kubica, que estabeleceu um recorde com 300 tentativas sem errar.

Cecarelli afirmou depois: "Isso indica não apenas uma imensa concentração, como também um cérebro muito veloz para processar informação. É possível treinar o piloto, por meio de exercícios como esses, a usar menos energia para ter essa mesma velocidade de raciocínio, por meio da repetição." Acho que depois desta declaração, temos de pensar em todo o tipo de recuperações. Na minha otica, não ficaria admirado se ele estiver dentro de um carro de Formula 1 em Setembro...

Sem comentários: