sábado, 31 de março de 2012

"Lap of Life", o mais recente video do Antti Kalhola



Esta semana, o Humberto Corradi escreveu no seu blog sobre Gerhard Berger. Que ele, no inverno de 1990-91, decidiu prescindir das suas férias e que testou que nem um maluco para poder estar no topo de forma para que pudesse bater Ayrton Senna. Estava no topo da sua forma e conhecia o carro como a palma das suas mãos, enquanto que Senna descansava na sua casa de férias, fazendo o essencial para ficar em forma.

Senna saltou para o carro a dez dias do começo da temporada, em Phoenix, para o conhecer minimamente antes da primeira qualificação do ano. Satisfeito com o que tinha, esperou para a primeira corrida a sério, nas ruas americanas, enquanto que Berger esperava batê-lo naquilo em que sabia fazer melhor. Enganou-se: ficou a quase dois segundos de Senna nessa qualificação. Isso praticamente desmoralizou Berger, que afirmou mais tarde que "precisou de seis Grandes Prémios para se recompôr"...

Ayrton Senna tinha um ponto forte: a qualificação. Dava tido o que tinha e o seu carro também. Ele próprio disse que parecia entrar em transe quando dava o seu melhor. Jeremy Clarkson, quando fez a sua matéria no Top Gear sobre o brasileiro, chamou a este momento de "volta-banzai", onde ninguém queria estar presente para estragar a "volta perfeita" do piloto brasileiro. Chegou a humilhar os adversários, fazendo voltas um segundo mais rápidas do que a concorrência, muitas vezes com o mesmo carro que ele tinha. E fez 65 voltas-banzai em nove dos dez anos da sua carreira: do GP de Portugal de 1985 ao GP de San Marino de 1994.

Não recordo de ninguém tão sedento de "pole-positions" no passado, ou que existam alguém assim depois dele. Jim Clark, talvez. Michael Schumacher, Juan Pablo Montoya ou agora Lewis Hamilton e Sebastian Vettel, podem ser "polemans", mas não andam perto do obcecado Ayrton Senna, que conseguia dar o seu melhor para ser o primeiro da grelha na corrida de domingo.

É sobre isso que se trata do mais recente video do Antti Kalhola, que hoje está disponivel no Youtube.

1 comentário:

Marcelo-Tech49 disse...

Na época do Senna fazer poles era mais fácil que foi na época do Schumacher. Na época do Senna não havia o reabastecimento, classificação nao tinha ligação direta com as corridas. Treino era treino e corrida era corrida. Schumacher por várias vezes tinha que decidir se valia a pena ou não largar com mais gasolina(mais pesado). Senna não tinha esse problema! Schumacher várias vezes optou por largar mais pesado pensando na estratégia de corrida(logo teve que deixar a pole de lado), e muitas vezes mesmo mais pesado conseguia largar a frente do companheiro. Outro detalhe, Schumacher TRABALHOU NO CARRO EM TODAS AS POLES QUE CONQUISTOU! Senna em 85/86 teve GRANDE AJUDA do espetacular motor de classificação que tinha 100cv a mais que os rivais, por isso que fez 15 poles, sem esse espetacular motor Senna só fez UMA POLE em 87. Outro detalhe relevante, Senna na Mclaren pegou carro PRONTO ACERTADO PELO PROST para disputar títulos e conquistar rescordes...assim é fácil. Duro foi como Schumacher chegou aos recordes, ele ajudou em todo desenvolvimento de todos os carros que pilotou. Senna teve ajuda de motor especial e pegou carro EMPRESTADO E PRONTO pra chegar aos recordes. Se fosse para Senna desenvolver TODOS os carros, ele nunca chegaria a 65 poles, não chegaria nem perto das 30 poles. Os recordes de Senna tem MUUUUITO DO DEDO DE PROST!!!

Julho de 2008

Stewart: Senna não teria vencido tanto sem Prost

Três vezes campeão da Fórmula 1, Jackie Stewart deu uma opinião polêmica durante um evento de um patrocinador da Williams nesta terça-feira. De acordo com o veterano, o tricampeão mundial Ayrton Senna não teria sido tão grande na Fórmula 1 se não tivesse sido companheiro de Alain Prost na McLaren.

"Alguns pilotos são muito rápidos, mas não absorvem tantas informações sobre como fazer o carro trabalhar da melhor maneira possível. Na minha opinião, Prost é um dos melhores de todos os tempos porque fazia o carro trabalhar para ele e para Senna. Não acho que Senna teria vencido tanto se Prost não estivesse lá", comentou o escocês.

Maio de 2003
Nelson Piquet, também observou esse ponto fraco de Senna dentro da equipe( o outro era na pilotagem, a famosa afobação), Piquet deu uma cutucada comparando Senna a Schumacher dentro de uma equipe.

Em entrevista ao jornal "Daily Express", Nelson Piquet afirmou que Michael Schumacher é um piloto melhor que Ayrton Senna e, talvez, o alemão seja o melhor de todos os tempos.

De acordo com o tricampeão mundial, Schumacher transforma as equipes por onde passa e isso é um de seus maiores méritos.

"Ele fez algo que muitos bons pilotos não conseguiram. Ele guiou e transformou equipes por onde passou", disse Piquet. "Michael teve coragem de ir para uma equipe que não era forte. A Ferrari não era campeã há 21 anos. Senna sempre queria ir para a melhor equipe, como aconteceu quando ele saiu da McLaren e foi para a Williams. E isso para mim, faz de Schumacher um piloto melhor, e digo isso como brasileiro", completou.

Piquet acredita que se fossem retirados todos os dispositivos eletrônicos dos carros o alemão seria praticamente imbatível. "Ele seria muito melhor que todos os pilotos, muito melhor na mesma Ferrari", concluiu