sábado, 29 de outubro de 2022

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Após meio século de ausência, a Ferrari regressa oficialmente ao Mundial de Endurance e às 24 horas de Le Mans. A apresentação foi em Monza, o palco do Ferrari Finali Mondiali. Batizado de 499P, foi apresentado com as cores que correu da última vez em 1973, com o 312PB e com gente como Arturo Merzário, Jacky Ickx ou José Carlos Pace. E claro, o objetivo é levar a marca para as vitórias, algo que não acontece desde... 1965.

"Com o 499P vão ver-nos regressar para competir pela vitória absoluta no WEC", disse o Presidente Executivo da Ferrari, John Elkann, na apresentação do bólido. "Quando decidimos comprometer-nos com este projecto, embarcámos num caminho de inovação e desenvolvimento, fiel à nossa tradição que vê as pistas como os terrenos ideais para ultrapassar os limites das soluções tecnológicas de ponta; soluções que, a seu tempo, serão transferidas para os nossos automóveis de estrada. Entramos neste desafio com humildade, mas conscientes de uma história que nos levou a mais de 20 títulos mundiais de resistência e nove vitórias à geral nas 24 Horas de Le Mans".

"O 499P é um sonho tornado realidade", disse o director de corrida da Ferrari, Antonello Coletta, cujo departamento Attivita Sportive GT liderou o desenvolvimento do veículo. "Hoje é um momento importante para todas as pessoas que trabalharam tão arduamente neste projecto nos últimos dois anos. Queríamos prestar homenagem à nossa história, com muitas referências, tanto grandes como pequenas, a um passado feito de sucessos e títulos. Fazemo-lo no entanto, olhando para o futuro, criando um manifesto do nosso compromisso com o campeonato mundial de resistência", concluiu.~

A Ferrari chega à Endurance com uma concorrência bem dura na classe: Peugeot, Toyota, Porsche, Cadillac, Glickenhaus. Em 2023, no ano do centenário das 24 Horas de Le Mans, e de um campeonato que terá oito provas, nunca algo se tornou tão apetecível. E nunca houve tantos concorrentes. 

Agora resta saber o que eles farão neste regresso. O peso de querer ganhar, enorme na Formula 1, não afrouxará noutras marcas, porque a marca de Maranello sempre foi símbolo de excelência e prestigio. E também queremos saber quem serão os pilotos para esta nova aventura. 

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