sábado, 29 de outubro de 2022

Formula 1 2022 - Ronda 20, Cidade do México (Qualificação)


Depois de tudo decidido em Austin, há pouco tempo para respirar e eles atravessaram a fronteira para sul, indo para o lugar mais alto do campeonato: a Cidade do México e os seus 2245 metros de altitude, local onde os Turbos, apesar das diferenças ficarem mais esbatidas em termos de potência, ainda se sentem. Neste final de semana mexicano, nos 60 anos do primeiro GP local, os naturais tinham um grande motivo para encher as bancadas, que é o de apoiar "Checo", esperando algo inédito: um local a ganhar em Magdalena Mixuca, algo que não conseguiram. Apenas um pódio... e no ano passado, com Sergio Pérez no terceiro posto.

Outro fator que tinha de ser levado em conta era o tempo. Havia a chance de haver chuva na hora da qualificação, mas o tempo parecia estar contrário a isso.

Foi com isso que a qualificação começou, pouco depois da hora do jantar na Europa - fuso horário de sete horas dá nisso... - e claro, o Foro Sol, as bancadas do estádio de basebol que foi convertido no local onde os carros passam, sacrificando a Peraltada, estavam bem cheias. Os Haas foram os primeiros a saírem da pista, seguidos da Williams, e Lance Stroll, que iria ter uma penalização de três lugares por causa do acidente da corrida anterior. 

E claro, quando Checo saiu para a pista, as bancadas entravam em delírio. Marcou 1.20,408, e ficou provisoriamente no topo da tabela de tempos. Pouco dpeois, foi o seu companheiro de equipa que marcou 1.19,222, pouco depois de Charles Leclerc ter ficado com o melhor tempo, 283 centésimos mais lento do tempo do neerlandês.


Na parte final, os Haas estavam em perigo. Mick Schumacher chegou e marcar o terceiro melhor tempo, mas ele tinha passado os limites da pista e o tempo foi anulado. Resultado final? O alemão foi o primeiro dos eliminados, fazendo companhia aos Aston Martin de Sebastian Vettel e Lance Stroll e os Williams de Alex Alon e Nicholas Latifi. Ah! Mick e Seb, os alemães, e amigos chegados, conseguiram o mesmo tempo! Mas é mais uma curiosidade, porque não passaram. 

Alguns minutos depois, começava a Q2, e Lewis Hamilton andava a marcar o melhor tempo, 1.18,552, seguido por Max Verstappen, 382 centésimos de diferença a favor do britânico. Atrás, Checo passa por dificuldades, apenas marcava o 12º tempo, insuficiente para ir à parte final. Os locais ficaram agitados e quando ele regressou à pista, as bancadas gritaram o seu nome. Resultado? Terceiro posto, a 63 centésimos do primeiro. 

Foi o suficiente para ficar para correr na parte final, mas quem não teve essa chance foram o McLaren de Daniel Ricciardo, o Alfa Romeo de Zhou, os Alpha Tauri de Yuki Tsunoda e Pierre Gasly, e o Haas de Kevin Magnussen.

E finalmente, chegamos à Q3. 


As coisas começam bem, com Checo a fazer 1.18,153, para contentamento dos locais. Os Ferrari ficaram atrás, com Sainz Jr na frente de Leclerc, mas não andavam muito longe. Mas Max melhora, marcando 1.17,947 e ficando no topo da tabela de tempos. Russell e Hamilton ficam com o segundo e terceiro melhor tempo, mostrando que ali, os Flechas de Prata estão melhores que o normal nesta temporada. Mas imediatamente a seguir, o tempo do britânico era apagado por ter andado fora de pista. 

A parte final colocou primeiro Checo Pérez em pista, para tentar a sua chance para a pole, e apesar de melhorar, continua em terceiro. Max também fez a sua parte, e marca melhor: 1.17,775, 34 centésimos melhor que a sua volta anterior, e confirma a pole-position na qualificação mexicana. 

Quando a bandeira de xadrez foi mostrada, Max estava na frente dos Mercedes, Russell na frente de Hamilton, e Checo em quarto. Os Ferrari não ficaram com a terceira fila, Leclerc na frente de Sainz Jr, porque Bottas ficou com o sexto melhor tempo, e Norris, no seu McLaren, fica na frente dos Alpine de Alonso e Ocon.


E agora, é ver como será amanhã. Max persegue recordes, Checo quer algo inédito para deixar os fãs em delírio, e a concorrência queria ter o seu dia de sorte. Veremos como será.  

Sem comentários: