domingo, 23 de outubro de 2022

WRC 2022 - Rali da Catalunha (Final)


Sebastien Ogier acabou por levar a melhor, alcançando a sua primeira vitória na era híbrida do WRC, e também se tornou na sexta vitória diferente nesta temporada. O piloto francês acabou com 16,4 segundos sobre Thierry Neuville, no seu Hyundai, e 34,5 sobre Kalle Rovanpera, noutro Toyota, que bateu por cerca de 10 segundos o quarto classificado, o Hyundai de Ott Tanak.

Com o dia de hoje com apenas quatro especiais - passagens duplas por Pratdip e Riudecanyes - o dia começou com Dani Sordo a triunfar, ganhando com 0,3 segundos na frente de Thierry Neuville, e Kalle Rovanpera em terceiro, a 0,4. O belga reagiu, triunfando em Riudecanyes, com 3,4 segundos de vantagem sobre Ogier e 4,3 sobe Sordo. Kalle Rovanpera e Elfyn Evans sofreram furos e perderam tempo: o finlandês, 13,2 e o galês, 21,2.

 Ogier foi mais cauteloso e justificou o porquê:

"Soube antes do início [da especial] que Elfyn e Craig tiveram problemas. Acho que havia um lugar complicado perto do final e eu estava planeando evitá-lo de qualquer maneira porque não corro riscos. Há como um pequeno buraco e, se você entrar, o impacto é muito forte para os pneus.", disse.

A cautela nesta especial compensou com o melhor tempo na segunda passagem por Pratdip, ganhando 1,7 segundos a Neuville e 1,9 a Tanak. E ele confirmou o dominio na Power Stage, triunfando com 0,6 segundos sobre o belga, 1,8 sobre Rovanpera e 2,5 sobre Tanak. No final, tudo confirmado para o piloto francês, que com este segundo pódio seguido, subiu para o sexto posto da geral, agora com 85 pontos.

Depois dos quatro primeiros, Dani sordo foi o quinto, a 1.16,5 segundos, deixando para trás Elfyn Evans, a 1.51,1. Sétimo foi Katsuta Takamoto, não muito longe do galês, a 2.19,1, com Adrien Formaux relativamente perto do piloto japonês, a 2.38,4. Craig Breen foi o nono, a 2.43,0 - na despedida do seu navegador, o irlandês Paul Nagle - e a fechar o "top ten", o carro de Pierre-Louis Loubet, a 3.25,1.

O Mundial de rali termina no Japão, entre os dias 10 e 13 de novembro.  

Sem comentários: