terça-feira, 25 de outubro de 2022

O que é que irá ser o Mundial de 2023 de ralis?


O calendário do Mundial de 2023 do WRC poderá ser todo revolvido. Primeiro, por se alargar em termos de mundo, ou seja, sair da Europa. E o segundo poderá ser uma grande novidade, o de um rali no cento da Europa, entre Alemanha, Áustria e República Checa, uma ideia da ADAC alemã e do qual os outros dois países deram luz verde para a sua viabilidade. 

Esse rali iria chamar-se "Rali da Europa Central", aconteceria em outubro e poderia substituir o rali da Catalunha.

O calendário deveria ter sido apresentado esta semana, mas houve um adiamento por causa do promotor estar a negociar a ideia de ter 14 probas no campeonato, mais um que atualmente. Os construtores acham que é puxar demasiado em termos de logistica, já que em 2023, eles regressarão a México e Chile, deixando provavelmente de fora a Nova Zelândia. Para o calendário deverá entrar também uma ronda em terra na Arábia Saudita, mas há testes a validar, pelo que poderá não ser já em 2023.

Outra ausência no calendário é o Reino Unido, que tentou em 2021 e 2022 meter uma prova na Irlanda do Norte, mas até agora, diversos motivos, que passam desde a pandemia a problemas financeiros da RAC em organizar o rali fazem que não entre no calendário, pelo menos nos próximos tempos.

Quanto ao resto, os que ficam são Monte Carlo, Suécia, Croácia, Portugal, Sardenha, Safari (Quénia), Estónia, Finlândia e Japão.  

Sem comentários: