sexta-feira, 11 de abril de 2025

CPR: Apresentado o rali Terras D'Aboboreira


Foi apresentada nesta quinta-feira o percurso do rali Terras D'Aboboreira, terceira prova do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR). A realizar entre os dias 2 e 3 de maio,  em pisos de terra dos territórios de Amarante, de Baião e do Marco de Canaveses, o Rali Terras D’Aboboreira reúne todos os aliciantes para voltar a fazer história no CPR, que para além de contar para esse campeonato, também será o certame de abertura do FIA European Rally Trophy.

Com um bom posicionamento face ao calendário do WRC (acontece duas semanas antes do Rali de Portugal), o Rali Terras D’Aboboreira continua a despertar a atenção das equipas internacionais e em relação a 2025 o Clube Automóvel de Amarante, entidade organizadora da prova, já foi contactado por diversos pilotos do WRC2 em busca de mais informações.

Acreditamos, em função das abordagens recebidas até à data, que poderemos vir a ter uma lista de inscritos ao nível da de 2024 ou ainda melhor. E iremos contar com a participação de um Rally1”, sublinha António Jorge, presidente do clube organizador.

Para além das estrelas do CPR, como Kris Meeke (Toyota Yaris Rally2), Dani Sordo (Hyundai i20 N Rally2), Armindo Araújo (Skoda Fabia RS Rally2), José Pedro Fontes (Citroen C3 Rally2), Ricardo Teodósio (Toyota Yaris Rally2), Pedro Almeida (Skoda Fabia RS Rally2), Rúben Rodrigues (Toyota Yaris Rally2) e Pedro Meireles (Skoda Fabia RS Rally2), entre outras, deverão aparecer um número relevante de pilotos do WRC2. Um desses exemplos já confirmados é o letão Martins Sesks, num Ford Fiesta Rally2.



O PERCURSO DO RALLY


A prova arranca na sexta-feira, 2 de maio, com o Shakedown a manter-se em Vila Boa de Quires (3,47 quilómetros). Nesse primeiro dia, a classificativa inaugural será a de Amarante (7,72 quilómetros), numa versão cujos primeiros 1770 metros são completamente novos, entrando depois no percurso do WRC no gancho do Fridão.

Seguir-se-á a segunda classificativa, Marco de Canaveses (6,88 quilómetros), que é diferente de 2024, apresentando 2420 metros nunca antes disputados.

A jornada encerra, à noite, com a super-especial Marco Rios de Emoção (2,13 quilómetros). Desenhada no coração da cidade do Marco de Canaveses, terá um percurso inédito que passa junto do Tribunal e da Câmara, sendo que a ordem de partida será invertida para os 40 primeiros. O final deste primeiro dia será em Amarante.

No sábado, 3 maio, a jornada abrirá com a segunda passagem pelo troço de Marco de Canaveses, seguindo-se Baião (12,72 quilómetros), que apresenta uma pequena parte nova e é disputado em sentido contrário face ao traçado de 2024.

Antes da ida ao Parque de Assistência, os pilotos efetuam a primeira passagem pela classificativa do Marão (14,07 quilómetros), cujo final coincide com a “especial” do mesmo nome do WRC, nos ganchos junto à EN15, perto dos viveiros de trutas.

Depois da pausa na hora de almoço, as equipas regressam à estrada para cumprirem a segunda passagem pelos troços de Amarante e do Marão, com o de Aboboreira (21,13 quilómetros) pelo meio. Este utilizará uma versão que tem início na aldeia de Carvalho de Rei e vai terminar em Telões, agregando os patamares superior e inferior da serra de Carvalho de Rei.

Depois de Marão 2 haverá nova ida ao Parque de Assistência, antes do derradeiro troço cronometrado, Aboboreira 2, que vai ser a Power Stage. O final, com a consagração dos vencedores, no centro da cidade de Amarante, está previsto para as 19:15.

Sem comentários: