terça-feira, 8 de abril de 2025

Noticias: Adamastor entra numa nova fase de desenvolvimento


A Adamastor, a primeira marca portuguesa de super-carros, deu uma atualização do desenvolvimento do protótipo Fúria, depois da sessão de testes feito no circuito de Portimão, no final de novembro passado. Apesar da equipa da Adamastor ter regressado satisfeita, tendo conseguido cumprir — e até superar — todos os objetivos definidos para esta primeira ida do Fúria à pista, a equipa está agora a tentar resolver os detalhes técnicos que surgiram durante esta fase, como revela Ricardo Quintas, fundador e CEO da marca: 

O Furia encontra-se na sua terceira fase de desenvolvimento. Como é sabido, estivemos no circuito de Portimão e, apesar de tudo ter corrido muito bem, descobrem-se sempre pormenores para corrigir, os quais foram ou estão a ser, revistos. Estamos agora à espera de ter uma vaga para podermos regressar à pista e, assim, validar as soluções implementadas. Caso tudo corra como o previsto, teremos, igualmente, um dia de testes já mais focado na performance do Fúria.", começou por afirmar. 

"Descobrimos, por exemplo, que os intercoolers instalados não tinham o desempenho esperado. Fizemos novos cálculos, identificámos um novo fornecedor capaz de cumprir com os nossos requisitos técnicos e solicitámos a produção desses novos componentes. Iremos instalá-los e, posteriormente, comprovar a sua eficácia no Fúria. É exatamente por situações como esta que os testes em ambiente de circuito são tão importantes. Testar, analisar, identificar e corrigir. Regressámos muito satisfeitos com o primeiro dia do Fúria em circuito”, continuou.

Segundo Ricardo Quintas, os testes ainda não se centraram na performance pura do Fúria, uma vez que o foco foi a verificação de funcionamento e comportamento geral em pista. Só numa fase futura serão avaliadas áreas como a resistência dos materiais e a eficácia das soluções técnicas implementadas: 

Os objetivos que definimos para este primeiro teste foram todos cumpridos e, inclusivamente, superados bem acima do esperado. Não fizemos testes de performance porque o objetivo não era esse. Apenas numa próxima fase poderemos abordar essa vertente, bem como, por exemplo, a resistência dos materiais e as soluções encontradas. Só depois desses testes poderemos perceber quão perto estamos em termos de desempenho desejado. Mas acreditamos que ainda estamos muito longe de atingir o potencial máximo do Fúria”. 


Neste momento, os elementos da equipa técnica do Adamastor aguardam uma nova oportunidade para voltar ao circuito, onde será possível testar as novas soluções e realizar sessões de ensaio mais orientadas para a performance. Em paralelo, o trabalho no "development prototype" continua, com foco na otimização contínua. A Adamastor já começa também a considerar, com base nos dados recolhidos, o desenvolvimento de futuros modelos, não sem desprezar a ideia de participar numa competição. 

Usámos uma afinação intermédia do motor, uma vez que, como disse, não foi esse o motivo que nos levou nesta primeira vez a Portimão. Em termos de pneus, usámos os slicks da Pirelli, com os quais temos vindo a trabalhar até à data. Uma vez que é a borracha que produz mais aderência, é aquela que introduz mais esforço e fadiga nos componentes. Só depois de terminados estes testes é que vamos passar para pneus de estrada, menos violentos nos materiais, mas que nos poderão dar uma ideia do desempenho em estrada.", começou por referir. 

"Em termos de evolução do Furia, vamos continuar a trabalhar no "development prototype", sempre com o foco na otimização contínua. Ao mesmo tempo, com toda a informação que vamos recolhendo ao longo dos nossos testes, podemos igualmente começar a ponderar o desenvolvimento de novos modelos”, continuou.

"Continuamos a analisar com parceiros uma potencial participação num campeonato de resistência. Mas este é um tema que está, ainda, em aberto, pois depende, por exemplo, da homologação do Fúria de estrada e da posterior homologação numa categoria aprovada pela FIA ou pelo promotor da competição em causa", concluiu.

Sem comentários: