terça-feira, 10 de abril de 2007

GP Memória: Brasil 1973

Fazendo hoje a minha visitunha habitual ao Blig do Gomes, vi uns videos sobre Emerson Fittipaldi, o primeiro grande piloto brasileiro da história da Formula 1, o homem que abriu caminho aos outros, como Piquet, Senna, Barrichello e Massa. Depois de ver o video, achei que era a altura idela para escrever sobre um GP do Brasil, já uma prova que faz parte da "mobilia" do Campeonato do Mundo, já que existe há quase 35 anos.


Sendo assim, hoje vou falar do primeiro GP oficial, em 1973. Como sabem, depois do título mundial de Emerson Fittipaldi, no ano anterior, a loucura tomou conta dos brasileiros. E a 11 de Fevereiro desse ano, sobre uma forte vaga de calor, uma multuidão de gente estava em Interlagos para assistir à segunda prova do calendário oficial desse ano, uma semana depois do Grande Prémio da Argentina, ganha também por Emerson.


Nos treinos, a primeira fila ficou para as Lotus, mas não foi Fittipaldi que ficou com o melhor lugar. Foi o seu novo companheiro de equipa... o sueco Ronnie Peterson! Na partida, os Lotus tomaram a dianteira, seguido pelos Tyrrell de Jackie Stewart e do francês Francois Cevért, o Ferrari de Jacky Icxx e o BRM de Clay Regazzoni. Na volta 5, Peterson perdeu uma roda e desistiu. Fittipaldi e Stewart continuaram a lutar pela primeira posição, enquanto que os outros ficavam gradualmente para trás. O neozelandês Hulme continuava firma no terceiro lugar, enquanto que o outro Ferrari de Arturo Merzário fazia uma corrida de recuperação, alcançando o quarto lugar final.


Ao fim das 40 voltas ao Circuito de Interlagos, uma multidão em delírio saudava a vitória de Emerson Fittipaldi, com o seu patrão comemorando à sua maneira habitual: atirando o seu chapéu para o alto. Que melhor maneira para acabar o primeiro GP do Brasil com uma vitória brasileira? Com isso tudo, Fittipaldi saia de Interlagos com 18 pontos, o máximo possivel. Parecia que a conquista do bi-campeonato era inevitável...

Sem comentários: