terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Ecos de Valencia - o novo BMWF1.09

A apresentação, esta manhã, mas instalações do Circuito Riacrdo Tormo, em Valencia, no novo BMW F1.09 demonstra a grande ambição que Mario Thissen e os seus pares, bem como oas pilotos da marca, o polaco Robert Kubica e o alemão Nick Heidfeld, tem em bater os carros que dominam o pelotão: Ferrari e McLaren.


"Basicamente, os nossos objectivos foram definidos há já quatro anos, Chegar aos pontos em 2006, ao pódio em 2007 e às vitórias em 2008. Em rigor, cumprimos todas essas metas até agora, pelo que em 2009, tal como prometido, vamos lutar assumidamente pelo campeonato, juntamente com as duas principais equipas do plantel", anunciou o director desportivo da BMW, (e sósia na vida real de Ned Flanders) Mário Theissen, durante a apresentação oficial da equipa.

Para além das novidades aerodinânicas, a BMW, que foi a principal defensora da KERS na Formula 1, admite aora que provavelmente poderá não o incluir na corrida inicial de 2009, no circuito australiano de Melbourne: "É algo que ainda não está totalmente decidido. Mas se não for logo em Melbourne, seguramente que será numa das outras provas que se seguem", garantiu Theissen. "O importante é não abandonar esta ideia, até porque a grande parte do dinheiro que as equipas já gastaram foi no seu desenvolvimento, não fazendo agora qualquer sentido abandonar o projecto sem o rentabilizar no futuro", declarou.

Quanto às suas ambições ao título, Thiessen tem-nas, embora de foram um pouco mais realista:"É verdade que somos a mais pequena das três equipas de topo, tanto a nível de pessoal como de orçamento. Mas a nossa ambição será discutir o título em 2009 com Ferrari e McLaren", concluiu Thiessen, em declarações captadas pelo jornal português Autosport.

O polaco Robert Kubica, que com 24 anos tem a ambição de ser campeão do mundo, depois de ser ter estreado nas vitórias em 2008, sendo o primeiro piloto do antigo Bloco do Leste a fazê-lo, tem ambiçãos para mais: "Espero que tudo seja diferente do ano passado... para melhor. Se lutarei pelo título? Bem, como piloto, apenas posso prometer que vou dar o meu máximo. A equipa fez um bom trabalho no ano passado, especialmente na primeira metade do calendário... Em 2009, espero poder repetir esse bom início e, claro, fazer melhor que na segunda metade do ano", começou por afirmar o piloto polaco, antes de analisar as mudanças ditadas pelo novo regulamento: "Como todos sabem, o regulamento mudou drasticamente para este ano. A aerodinâmica, por exemplo, será reduzida em 40 a 50 por cento, o que forçosamente vai obrigar os pilotos a adaptarem a sua forma de conduzir, o mesmo se passando em relação ao regresso dos pneus slicks,... Se acho que isso vai tornar as corridas mais espectaculares? Talvez um pouco mais Mas desengane-se quem pense que a F1 se vai tornar igual às corridas de karting ou de carros de turismo", analisou ainda o quarto classificado no último Mundial de Pilotos.

Quanto a Nick Heidfeld, mais experiente que Kubica, o ano de 2009 vai uma espécie de "ou tudo ou nada", pois é o piloto no activo com mais Grandes Prémios, sem ter alcançado a vitória: "Espero ter a oportunidade de estar na luta pelo título. A equipa atingiu sucessivamente os seus objectivos em 2006, 2007 e 2008, pelo que seria normal acreditar que também será assim este ano. Contudo, e face às novas regras que vao estar em vigor, nada pode ser dado como um dado adquirido. Admito que as coisas até sejam mais equilibradas, com mais ultrapassagens e, no meu entender, também mais toques... Mas é tudo uma grande incógnita ainda", admitiu o alemão, que foi sexto classificado no Mundial, e estreia este ano um capacete de base verde.

Para finalizar, na apresentação, a BMW colocou os carros dos dois últimos anos lado a lado, para que os jornalistas pudessem notar as grandes diferenças aerodinâmicas impostas pela FIA este ano. Algo que foi encarado como "um desafio interessante" por parte de Willi Rampf, o director técnico da equipa bávara: "Desenvolver um novo monolugar de F1 é sempre uma tarefa muito interessante, e desta vez, era ainda mais especial, pois começamos absolutamente do nada", referiu.