quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Walter Cronkite e o jornalismo do século XX (4ª Parte)






Confesso que já devia isto há algum tempo, mas só agora é que me lembraram para contar o resto da história. O que até é bom, pois pensava que neste blog automobilistico, o resto seria conversa...


Assim sendo, vamos aos factos: A 22 de Janeiro de 1973, a noticia tinha brotado inesperadamente: em Paris, Os Estados Unidos, o Vietname do Norte e o Vietname do Sul tinha finalmente chegado a um acordo de paz, do qual ficou para a História como o "Tratado de Paris". Henry Kissinger, o enviado especial do presidente Nixon, tinha chegado a um acordo com Le Duc Tho, o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Vietname do Norte, que visava o cessar dos combates e a retirada das tropas americanas da região. Após quase 30 anos de guerra, a paz, aparentemente, tinha chegado a aquele país do Sudeste Asiático.


Mais tarde, Kissinger e Tho seriam galardoados em conjunto com o Nobel da Paz desse ano, mas o ministro vietnamita recusou o prémio, pois nessa altura, o acordo tinha chegado ao ponto de "letra morta", pois os combates continuavam. Dois anos depois, a 29 de Abril de 1975, os norte-vietnamitas tomavam Saigão, terminando oficialmente a guerra, e a reunificação do Vietname, sob um regime de inspiração marxista.


Mas na CBS, no final de uma das peças referentes ao Acordo, vê-se Walter Cronkite ao telefone, com um dedo espetado, dando sinal de espera. Estava a receber a chamada de Tom Johnson, o adido de imprensa do ex-presidente Lyndon Baines Johnson (LBJ), informando que o antecessor de Nixon tinha acabado de falecer no seu rancho do Texas, vítima de ataque cardíaco. Johnson, então com 64 anos, sofria do coração há já vários anos, e semanas antes tinha sofrido outro ataque. Cronkite era o primeiro a saber, antes da concorrência, por um canal priveligiado. Era mais um sinal de que era de facto o melhor da sua profissão, e a CBS fora a primeira cadeia de TV a informar a morte do Presidente Johnson.

2 comentários:

Anónimo disse...

Speeder,

Foi eu quem pediu para vc dar continuidade na serie sobre o Walter Cronkite. Tava curioso p/ ver o resto série e já tava meio P da vida porque vc não publicava mais nada sobre o assunto que acabei me esquecendo de me identificar.

Acompanho o teu blog já faz uns dois anos. Leio todos os dias de manhã, juntamente com o PandiniGP, Flavio Gomes, Blog do Ico, Alessandra Alves e F1 Nostalgia. Mas só leio, raramente comento algo.

Gosto muito do GP Memória, mas queria dar uma sugestão. Muitas vezes eu leio os post e no outro dia quando volto ao blog vou ler até onde já tinha lido no dia anterior. Mas acontece que as vezes, lá no meio dos post que já tinha lido, aparece um outro post novo, normalmente um GP Memória. Isso é muito ruim, pois as vezes tem que ficar procurando no meio de post já lidos se tem algum novo. Se não fizer está "busca" entre os post já lidos pode passar algum sem que o leitor veja. Não sei por que isso acopntece, mas se faltar tempo de publicar no dia que o GP faz aniversário, publica em outro dia que não tem propblema e fica mais facil para ler.

Isso que disse é só uma sugestão, espero que não se ofenda. No mais continue com o este ótimo blog, que é leitura diária. E obrigado por ter dado continuidade na serie do Walter Cronkite, gostei muito dessa parte da chegado do homem a lua.

Abraço

Rodrigo
Santa Catarina - Brasil

Speeder76 disse...

Rodrigo:

Obrigado por teres mandado essa mensagem, e também por teres lembrado que tinha um megócio por acabar. Às vezes penso que não há muita gente que me segue pelos meus posts sobre o passado da Formula 1.


Nâo sei se sabes, mas sou jornalista de profissão, e nem sempre consigo ter tempo para concluir as matérias a tempo e horas, por imperativos noticiosos. E fazer isso na redacção... esquece, porque não faço essas misturas. Isto é um hobby, e faço nas horas vagas.


Eu sei, e compreendo o teu raciocinio acerca do assunto em questão. Aliás, muitas das vezes fazia a matéria uns dias antes, que era para ter tempo de publicar e pronto. Só que o tempo curto, a mente já cansada e por vezes a falta de paciência dá nisto. Desculpa se te alguma vez te deixei puto da vida. Como podes compreender, não era a minha intenção...


Posso-te sugerir algo para ti no futuro: como gostas muito das corridas do passado, podes carregar num dos "tags" que existem no final do post, que selecciona somente as matérias relacionadas com esse assunto. E como costumo colocar "GP Memória" nesse Tag, pode ser que facilite a tua vida, em vez de andares a pecorrer quanse inutilmente a página inicial de alto a baixo...

Espero que te tenha sido útil, caro Rodrigo. E para finalizar, sugiro-te três bons blogs, caso ainda não o conheças, pois abordam o passado e são bem escritos: O Cadernos do Automobilismo, do Daniel Médici; o Almanaque da Formula 1, do Alexandre Carvalho e o F1 Around, do Becken Lima.


P.S: Segunda-feira acabo com o Cronkite. Só não fiz agora porque acho que não valia a pena fazê-lo no fim de semana. Ainda por cima, amanhã tenho trabalho para fazer...

Abraços Rodrigo, e até à próxima!